A confirmação de que a área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, havia sido oficialmente repassada do Estado ao Município chegou ao prefeito Jarbas da Rosa no início da noite da quarta-feira, 22, na véspera da apresentação do governador Eduardo Leite. A solicitação de utilização do espaço para essa finalidade foi feita no dia 9 deste mês.
“Já recebi a documentação e, a partir disso, podemos, agora, com o tempo estável, fazer o que é de nossa responsabilidade, que é a terraplanagem e a infraestrutura mínima, para que a empresa, nas próximas semanas inicie a construção. [..] Nessa área será reconstruída a história da vida dessas pessoas”, destacou o chefe do Executivo da Capital do Chimarrão em entrevista à rádio Terra FM.
Segundo Jarbas, os dois prédios existentes no local serão demolidos. Cabe à Administração Municipal providenciar abertura de ruas e as instalações de energia elétrica, água e rede coletora de esgoto para as futuras casas. Apesar dos esforços para que o processo seja célere, o prazo para que esses serviços sejam finalizados não tem data específica. “Nosso objetivo é que até o fim do ano as obras estejam concluídas”, projetou o prefeito, que também preside a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Ele também falou que o projeto que será apresentado à comunidade prevê a organização de áreas de recreação e integração entre a comunidade, em especial na Área de Preservação Permanente (APP). A médio e longo prazo ainda são projetadas outras ações.
Um ponto importante mencionado pelo chefe do Executivo venâncio-airense envolve a existência de capatazia, unidade de saúde e distrito industrial, que está em fase final de licenciamento ambiental, próximos a essa área do antigo IPM. “Entendemos que podemos ampliar essa área de 5,7 hectares e desmembrar no futuro, caso haja necessidade da construção de prédios públicos, como escola e posto de saúde”, informou.
Sobre a área do antigo IPM
Conforme a Prefeitura de Venâncio Aires, que solicitou ao Estado a área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), o local mantém o perfil de vilarejo semi-agrícola de Vila Mariante e está distante cerca de 10 quilômetros. O distrito de Vila Estância Nova já conta com a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, um posto de saúde, ginásio de esportes e infraestrutura em torno da área projetada.
Saiba mais
• 168 é o número de pessoas de Venâncio Aires que ainda estão em abrigos. A expectativa do prefeito Jarbas da Rosa é que até o início de junho todas elas estejam em lares temporários através do aluguel social.
Demanda
- A Prefeitura de Venâncio Aires ainda não concluiu o levantamento de quantas casas serão necessárias para atender a demanda de desabrigados do município, mas o que já se sabe é que essas 40 unidades habitacionais anunciadas pelo Estado não serão suficientes. Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o Município ainda tem a possibilidade de conseguir mais casas pelo governo estadual, conforme necessidade.
- A Administração Municipal informou no início desta semana, que também já estão confirmadas 52 casas no bairro Battisti, cuja licitação ocorreu na última quinta-feira, 23; 30 unidades habitacionais que serão construídas através de chamamento público das empresas, no bairro Brands; e o projeto de 112 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que será executado pela ALM Engenharia, no bairro Aviação.