As obras e estruturação do novo setor de hemodiálise do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, estão a detalhes de serem finalizadas. A nova clínica tinha previsão de inauguração ainda no fim de 2023, mas será inaugurada, oficialmente, no dia 14 de março. Ainda faltam alguns arremates e instalações. A informação é de Arlindo Tonetto Queruz, diretor comercial da Cuidare, empresa que mantém o serviço no município.
A estrutura antiga tinha cerca de 120 metros quadrados e foi ampliada para mais de 300 metros quadrados. Com o aumento de espaço, será possível instalar mais máquinas gradativamente, com capacidade de passar de 12 para 22 equipamentos de hemodiálise. Com três turnos de funcionamento, poderiam ser mais de 60 pacientes por dia.
Conforme Queruz, “a obra foi uma união de esforços com hospital e Prefeitura, uma parceria entre o público e o privado.” O investimento é de cerca de R$ 1,6 milhão, considerando recursos próprios da empresa e duas emendas que somam R$ 800 mil, indicadas pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT).
O diretor comercial da Cuidare destacou, ainda, a possibilidade de atendimentos por convênios. As obras começaram em meados de 2022 e o novo espaço de nefrologia ficará como patrimônio para o hospital, que ‘devolverá’ parte do valor descontando do aluguel.