Acidentes de trânsito são frequentes em Venâncio Aires. Porém, nos últimos dias, tem chamado a atenção a quantidade de sinistros envolvendo veículos no trânsito da Capital do Chimarrão. Isso que o período ainda é considerado mais calmo, devido a todas as escolas ainda não terem retornado das férias. No fim do mês, vans escolares, além de pais que levam e buscam seus filhos, também voltarão a transitar com mais frequência pelas ruas.
A enfermeira responsável técnica do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Patrícia Mello da Silveira, salienta que a grande maioria das ocorrências de traumas causados por acidentes de trânsito atendidas pela equipe envolve motocicletas. As situações mais comuns são de colisão de carro com moto, moto com moto ou queda de moto. “A maioria dos acidentes envolve duas vítimas e, quanto à localização, acontece mais no Centro e bairros de maior movimentação de veículos”, diz a profissional.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires, segundo o coordenador Rodrigo da Silva, no mês de janeiro foram recebidas 185 ambulâncias de emergência para atendimento. Este número não contempla somente os acidentes, mas também todos os atendimentos clínicos e os vindos de sinistros de trânsito.
No Corpo de Bombeiros, de acordo com o tenente Luciano Machado Morais, em fevereiro, até o dia 9, foram sete ocorrências de acidentes de trânsito, seis delas envolvendo motocicletas. A idade das vítimas varia entre 20 e 30 anos. Destas situações, nenhuma envolvia motoristas que utilizem moto como meio de trabalho. No entanto, na noite da sexta-feira, 10, um motoboy ficou ferido após colidir contra um poste e uma árvore no bairro Leopoldina.
Atendimentos de trauma do Samu
Janeiro
• Dias 1º a 7 – 18
• Dias 8 a14 – 19
• Dias 15 a 21 – 12
• Dias 22 a 31 – 34
Fevereiro
• Dias 1º a 9 – 12
Total de atendimentos do Samu (clínicos e traumas)
Janeiro
• Dias 1º a 7 – 55
• Dias 8 a 14 – 51
• Dias 15 o 21 – 37
• Dias 22 a 31 – 79
Fevereiro
• Dias 1º a 9 – 33
- 25% – Foi o índice de aumento na média de atendimentos de trauma, por dia, nos últimos 10 dias de janeiro, comparando a segunda semana de janeiro – que teve 19 atendimentos em sete dias – com média diária de 2,7, e os últimos 10 dias, quando a média subiu para 3,4.
Desatenção e imprudência são recorrentes
O coordenador do Departamento de Trânsito de Venâncio Aires, Luciano Teixeira, comenta que desde janeiro até o dia 8 de fevereiro, foram atendidos 17 acidentes de trânsito que tiveram apenas danos materiais, sem lesões corporais. E, segundo ele, há semelhanças entre os casos ocorridos. “Na maioria, são acidentes envolvendo motocicletas em locais de vias de saída, os horários são diversos, mas a atenção maior fica nos horários chamados de pico, entrada e saída de empresas. A desatenção e imprudência também são fatores gerais em todo atendimento”, diz.
Para amenizar o número de acidentes, Teixeira afirma que já trabalhando junto ao setor de Comunicação da Prefeitura com mídias, em uma campanha de orientação, com a mensagem ‘Perceba o risco, proteja a vida’. “Vamos agir de forma ostensiva na divulgação desta campanha, com fiscalizações para inibir imprudências e coibir as altas velocidades. Também trabalharemos em conjunto com demais órgãos de segurança do município”, completa.
Dicas para evitar acidentes
• O coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, relembra cinco dicas simples, mas que se respeitadas evitam grande parte dos acidentes de trânsito.
• Primeiramente, diz ele, é preciso respeitar as normas e leis de trânsito. Dirigir com cuidado, ter cordialidade no trânsito, evitar o uso de celular enquanto dirige e não ultrapassar a velocidade permitida são as outras dicas.
Números
- Desde 1º a 14 de fevereiro, no site folhadomate.com foram noticiados 13 acidentes de trânsito e, destes, cinco tiveram envolvimento de motocicletas. É quase um acidente por dia no mês de fevereiro, em Venâncio Aires.
- Desde o início do ano, foram 33 sinistros no trânsito no total, sendo um na microrregião. Deste número, 19 envolvem motos.