Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, nesta quarta-feira, 16, o superintendente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires, Rodrigo da Silva, relatou preocupação com o aumento de atendimentos que a unidade vem registrando nas últimas semanas. Do total de atendimentos, em torno de 45% dos pacientes procuram a unidade com queixas respiratórias, ou seja, sintomas gripais ou suspeitos de Covid-19.
Com capacidade de 150 consultas por dia, a UPA está ultrapassando esse número nas últimas semanas e registra uma média diária de 168 atendimentos. Nesta semana, o número foi ainda maior. Foram 222 consultas na segunda-feira, 14, e 179 atendimentos na terça-feira, 15. Nas segundas-feiras, o número historicamente já é maior, independente da pandemia.
Em razão disso, a unidade conta com um terceiro médico, que realiza atendimentos das 9h às 21h. “O momento que estamos vivendo agora, nesses primeiros 15 dias de junho, em termos de fluxo de atendimento e até de complexidade dos casos, é muito semelhante ao que aconteceu em fevereiro, que foi um pré-pico, que culminou com aquele período preocupante, entre março e abril”, relembrou.
Segundo o profissional, observa-se que os pacientes estão ficando mais tempo dentro da unidade, ou seja, são casos com uma complexidade maior. “Ao todo, 60% destes atendimentos ficam na unidade fazendo medicação, exames ou aguardando vaga no hospital”, esclareceu.
“Apelamos à população para que procure a UPA quando for realmente necessário. Temos uma estrutura de unidades básicas preparada para atender a comunidade e essa demanda pode ser melhor dividida.”
RODRIGO DA SILVA – Superintendente da UPA 24 horas
Novos protocolos
Conforme a vice-prefeita Izaura Landim, os gestores municipais estão debatendo mudanças nos protocolos e uma das propostas é estabelecer regramentos únicos, para evitar que cidades vizinhas tenham restrições ou flexibilizações distintas. Ela adiantou que o novo decreto deve trazer mudanças para eventos esportivos e assegurou que não haverá restrições de atividades econômicas no município.
Segundo Izaura, também haverá reforço na fiscalização dos protocolos em supermercados e outros estabelecimentos e empresas. “Precisamos retomar e redobrar os cuidados, para que não haja disseminação do vírus.”
LEIA MAIS: