“O desenvolvimento e o avanço nos dão a certeza de um grande futuro”, afirma prefeito de Mato Leitão

-

Ao completar 32 anos de emancipação – o aniversário foi celebrado no último dia 20 – Mato Leitão tem conquistas em diversas áreas para comemorar. Situado entre os vales do Rio Pardo e Taquari, o município de aproximadamente 5 mil habitantes celebra bons índices em saúde e educação, além de importantes obras de pavimentação e melhorias em prédios públicos, ao longo dos últimos anos.

São ampliações nas três escolas municipais, nos dois postos de saúde e a construção do Centro Administrativo, que passará a ser o novo endereço do Executivo Municipal e de diversos outros setores vinculados à Administração, além do escritório municipal da Emater.

Com quatro mandatos como prefeito da Cidade das Orquídeas – dois deles de forma consecutiva entre 2017 e 2024 -, Carlos Alberto Bohn ressalta que não é possível citar apenas uma realização nesse período como gestor. Para ele, o somatório de diversas ações demonstram o desenvolvimento da Cidade das Orquídeas e apontam para um futuro promissor.

Folha do Mate – Quais características fazem de Mato Leitão um município atrativo na região?

Carlos Bohn: Mato Leitão é um município bem localizado, que faz a ligação dos vales do Taquari e Rio Pardo, e a rodovia RSC-453, que corta o município, também une as duas grandes rodovias da região, que são a BR-386 e a RSC-287. Outro ponto é a infraestrutura, que envolve ruas pavimentadas, construção de passeio público e aspectos de beleza na cidade, como o pórtico de entrada e alguns outros pontos que também se tornam atrativos turísticos. Mudamos de patamar nos últimos anos nessa área. Também a estrutura que temos em oferta de empregos, com empresas importantes instaladas e que atuam aqui, além da produção primária, um setor muito forte. Ainda temos um povo acolhedor e trabalhador e serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação e assistência social. Mato Leitão se destaca por vários aspectos. É um somatório de atrativos que formam esse município e o conjunto desses fatores chama a atenção.

Ao chegar aos 32 anos de emancipação é possível perceber que muitos aspectos mudaram na Cidade das Orquídeas. Quais as principais conquistas?

Toda a estrutura que se tem em termos dos serviços prestados à população, os prédios públicos e um parque de máquinas em condições de oferecer um bom serviço a toda a população. Temos escolas e duas unidades de saúde bem estruturadas, que seguem avançando em todos os aspectos. E, agora, com 32 anos, vamos ter o nosso prédio próprio, o Centro Administrativo, que vai concentrar grande parte dos setores da Administração Municipal, e com excelentes condições de trabalho e oferta de serviços à população.
Outras conquistas envolvem a estrutura que se construiu em relação à pavimentação, passeio público e excelentes prédios públicos, além de uma equipe de servidores muito comprometida e dedicada. Tudo isso nos levou a esse patamar de conquistas, de avanços e de desenvolvimento.

O senhor percebe um movimento dos agricultores e dos empreendedores de acreditarem no município e decidirem investir nele?

É muito claro isso. As pessoas acreditam. Tanto os empreendedores quanto no setor primário acabam ficando na atividade, persistindo e investindo. Acho que no setor primário essa característica está muito presente. Naturalmente o número de produtores vem diminuindo ao longo dos anos, mas os que permanecem ampliam as áreas, inclusive arrendando outros espaços, além de investirem em mecanização, automatização e em máquinas e equipamentos, o que aumenta a produtividade. E na agricultura também temos o sistema de integração. Não tenho dúvida de que empresários e agricultores acreditam em Mato Leitão, justamente porque têm esse respaldo da Prefeitura, em oferecer os incentivos. Acolhemos bem os empreendedores que querem ampliar as atividades e aqueles que apostam em novas empresas. Conseguimos ver cada situação individualmente e encontrar uma melhor forma de apoiar. Acho que isso é importante para quem pensa em investir.

“A principal realização é conseguir oferecer os serviços e ver que a população está satisfeita, se sente atendida e acolhida, e esse grande número de obras que se executou ao longo dos anos. Poder deixar esse legado é muito gratificante.”

CARLOS BOHN
Prefeito de Mato Leitão

Quais são os desafios para gerir Mato Leitão no futuro?

Precisa ter presente o incentivo às forças produtivas. É necessário que isso seja uma constante da Administração Municipal para sempre manter a economia em um nível que torne possível atender todos os anseios da população, avançar nos setores, gerar emprego para as famílias, desenvolvimento para as empresas e agricultores, e retorno na arrecadação do Município. Acho que isso e seguir melhorando a nossa infraestrutura são os principais desafios. Até o fim do ano [2024] as principais ruas centrais deverão estar todas pavimentadas. Depois, temos os loteamentos e estamos avançando bastante na meta de levar asfalto para o interior. Se houver uma sequência desse projeto, em poucos anos teremos todas as sedes dos distritos ligadas ao Centro com pavimentação. Isso é importante, porque sabemos que o asfalto ou a pavimentação geram o desenvolvimento das localidades e fazem a diferença na infraestrutura de acessos, escoamento da produção e transporte de pacientes, passageiros e estudantes.

Qual a maior realização como gestor público, durante os quatro mandatos como prefeito?

Numa visão geral, perceber que a população pode usufruir dos serviços, do atendimento de saúde, que até onde está ao nosso alcance conseguimos oferecer um atendimento de excelência. Na educação, os alunos têm acesso de qualidade na rede municipal, com tempo integral da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, e no Colégio Poncho Verde, na rede estadual, onde vemos excelentes condições também. Ainda tem a questão social, pois oferecemos apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade. Somado a isso todas as obras de infraestrutura. São muitas dificuldades que se enfrentam nesta caminhada, na condução do Município. Fazer gestão pública é um processo que está cada vez mais complicado, mas sem dúvidas não teria como citar uma realização só. O principal é conseguir oferecer os serviços e ver que a população está satisfeita, se sente atendida e acolhida, e esse grande número de obras que se executou ao longo dos anos. Poder deixar esse legado é muito gratificante. Toda a estrutura de empresas e da produção primária também gera emprego para as pessoas. Vemos eles acreditando no município e sentimos que as pessoas confiam e que temos essa credibilidade. Até mesmo com um olhar externo, porque muitas cidades da região acreditam em Mato Leitão. O desenvolvimento e o avanço são gratificantes e nos dão a certeza de que teremos um grande futuro.

*Material originalmente publicado na Revista de Mato Leitão – 32 anos

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido