O que dizem os empreendedores da Osvaldo Aranha

-

Depois de 22 anos de atuação no ramo de farmácia, Eliana Jacobi Süss assumiu a Freddito Sorveteria em 2021. Localizada na Osvaldo Aranha, próximo da Biblioteca Pública Municipal, a sorveteria oferece buffet de sorvete, taças, sorvete expresso, milk shake, açaí, crepe, cachorro-quente e fondue.

Com quase dois anos de atuação, Eliana conta que muitos clientes já foram fidelizados e sempre recebem novos. A sorveteria possui espaço interno para cerca de 40 pessoas sentadas, além das mesas colocadas na calçada no verão e nos fins de semana. “Aqui é uma região onde é mais tranquilo na questão de estacionamento e como o nosso movimento maior é no fim de semana não temos muitos problemas”, comenta.

A empreendedora avalia que, por não estar mais próximo das praças, o estabelecimento é um pouco prejudicado. “Eventos e desfiles são sempre realizados até a esquina com a Jacob Becker, acaba que ficamos esquecidos aqui. Seria bom se tivessem um olhar para favorecer o comércio dessa região”, sugere. Entre os diferenciais da Freddito, Eliana destaca a qualidade do atendimento e dos produtos.

Lojas Bade

Com trajetória consolidada no ramo de comércio, as Lojas Bade atuam na Osvaldo Aranha há 15 anos. Há quatro anos em nova sede, que se destaca pelo amplo espaço e grande variedade de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Neste ano, a unidade também passou a abranger a Bade Esportes, com a possibilidade do cliente encontrar mais linhas de produtos em um mesmo espaço.

Airton Bade, sócio-proprietário do empreendimento, afirma que unificar as duas lojas oportunizou oferecer um grande centro de compras, em uma loja com quase 750 metros quadrados de área. “Nós trabalhamos com preço, qualidade e atendimento, e roupas e calçados do bebê ao vovô, são nossos diferenciais”, destaca. O prédio abriga também o depósito, escritório e centro de distribuição para as demais unidades.

Bade evidencia o potencial comercial da Osvaldo Aranha, que hoje tem poucas residências, diferente de antigamente. “A revitalização do Calçadão também ajudou muito para a maior circulação de veículos na rua”, comenta.

O empresário sugere atenção para as fachadas das lojas, para mudar, melhorar e tornar mais atrativo o comércio. “É uma rua de deslocamento mais fácil por ser mão única e o estacionamento rotativo facilita muito”, acrescenta.

A Lojas Bade também tem unidades nos bairros Aviação, Gressler, Cruzeiro e na cidade de Arroio do Meio.

Lunara e o pai Airton destacam o centro de compras Bade na Osvaldo Aranha

Manu Celulares

Com três lojas em Venâncio Aires, todas localizadas na rua Osvaldo Aranha,a Manu Celulares está em constante expansão dos negócios e fidelização de clientes no município. A primeira loja tem cinco anos e fica em frente ao Museu; a segunda foi aberta há três anos e fica alguns metros distante, em frente à Pompéia. Já a terceira unidade está localizada próximo da agência da Caixa Econômica Federal, em frente à Loja Dullius, e tem um ano de atividades.

O proprietário da empresa, Anderson Luís Nagel, comenta que a Osvaldo Aranha tem uma movimentação intensa de pessoas tanto de carro quanto de pedestres, o que contribui muito para o negócio. Entre os pontos a melhorar, cita a necessidade de melhorias nas calçadas para maior segurança dos pedestres. Ele também observa que os postes com muitos fios de energia, telefonia e internet acumulados e, muitas vezes, caídos no chão, atrapalham muito. “São melhorias que podem ser feitas para deixar a rua mais bonita e segura”, sugere.

A empresa trabalha com venda de celulares de diferentes marcas e modelos, acessórios e assistência técnica. Além disso, também possui uma operadora de telefonia própria, a Manu Telecom, que conta atualmente com 20 mil clientes cadastrados. “Nossos diferenciais são o atendimento, a qualidade dos produtos e serviços que oferecemos e as condições disponíveis aos nossos clientes”, destaca.

A equipe é formada por cerca de 40 profissionais e a intenção é expandir a atuação da Manu Celulares para outros municípios a partir do próximo ano. “Trabalhamos para criar soluções para as demandas dos clientes o mais breve possível, com muito diálogo e acolhimento. Acredito que esse foi o segredo para nossa consolidação no mercado, um atendimento humanizado”, complementa Nagel.

A gerente da Manu Celulares, Jéssica Guadagnini, também lembra que outro serviço oferecido é a possibilidade de pagamento de boletos na empresa. “Trabalhamos com soluções para os clientes, para oferecer um atendimento que facilite e tire todas as dúvidas”, ressalta. A expectativa é, no futuro, também trabalhar com franquias da Manu Celulares.

Gerente Jéssica Guadagnini e o proprietário da Manu Celulares, Anderson Nagel

Schlosser Pastelaria e Lancheria

Com quase 10 anos de história, a Schlosser Pastelaria e Lancheria está sob a administração de Estefani Marines Weschenfelder há três anos. Entre as vantagens da localização na rua Osvaldo Aranha, ela cita a região central, com bastante circulação de pessoas. “Estamos em um ponto central, no coração da cidade”, define.

A realização de mais atrações artísticas no Centro é algo sugerido por Estefani. “Muitas coisas estão acontecendo no Parque do Chimarrão, mas para nós da área alimentícia ajudaria muito ter mais eventos no Centro. Não está fácil manter este ramo, pois a matéria-prima subiu muito”, analisa.

A empreendedora acredita que os diferenciais do estabelecimento, que trabalha com xis, pastel e lanches em geral, são o tamanho e recheio dos lanches de modo geral. “Nosso pastel também chama a atenção, pois o cliente tem a opção de escolher o recheio de até quatro ingredientes”, comenta.

Estefani administra o estabelecimento há três anos

SIR Tecnologia

Com 29 anos de atuação, a SIR Tecnologia sempre esteve localizada na rua Osvaldo Aranha, 1421. Uma das primeiras empresas de informática do município, a SIR começou com a comercialização de equipamentos e acessórios e, há cinco anos, agrega também equipamentos de alimentação industrial, como balanças de açougue e padaria, fatiadores e serras de carne.

Proprietário do estabelecimento, Soni Rüdiger Júnior comenta que atualmente a empresa tem depósito em Araranguá, em Santa Catarina, e comercializa os produtos para todo o país por meio de plataformas de marketing place. Na sede de Venâncio Aires, também realiza manutenção de computadores, notebooks e balanças.

Júnior cita que foram muitas as mudanças na rua com o passar dos anos, que há quase três décadas tinha muitas residências e, atualmente, conta com estabelecimentos comerciais quase que em totalidade.

Entre os pontos positivos da Osvaldo Aranha, ressalta um grande fluxo de circulação de pedestres, o que dá visibilidade ao negócio. O empreendedor sugere o plantio de mais árvores na região mais alta da Osvaldo Aranha. “Acredito que poderia ser feito um projeto para plantio de árvores adequadas para a região urbana”, observa.

Soni Rüdiger destaca as quase três décadas da SIR Tecnologia na rua Osvaldo Aranha

Autocar

Há 21 anos no mercado, a Autocar está localizada no início da Osvaldo Aranha, a poucos metros do Posto Charrua, no início do acesso Grão-Pará. A empresa está neste endereço desde 2015, em prédio próprio de Alcione Wolschick. A Autocar oferece serviço de mecânica em geral, injeção eletrônica, suspensão, freios, motores, troca de óleos e filtros e geometria e balanceamento.

A oficina possui espaço amplo com estacionamento para os veículos, além da área de 1,2 mil metros quadrados de oficina, o que facilita para a realização dos serviços. Wolschick afirma que a localização é muito favorável para o negócio, devido a estar em um ponto que liga o centro a muitas localidades do interior. “Também tem muitos negócios perto, é muito bom tanto para nós da equipe quanto para os clientes”, comenta.

A tranquilidade da região, com facilidade de estacionamento e movimentação tranquila também são vantagens elencadas pelo proprietário da Autocar.

Alcione e o filho, Gian Carlos: empreendimento familiar

Calçados Pilz

Um empreendimento familiar que está há mais de 100 anos na rua Osvaldo Aranha, a Calçados Pilz se instalou no local antes mesmo da rua ter essa nomenclatura. O empreendimento teve as atividades iniciadas em 1904, quando a rua se chamava 28 de Setembro.
“Tudo começou com uma fábrica de tamancos, chinelos e botas coloniais, além de itens para cavalos”, comenta o sócio-proprietário, Sandro Pilz, quarta geração que trabalha na empresa. Atualmente, ele administra a loja junto da mãe, Úrsula Pilz.
Com o passar dos anos, a loja se adaptou às mudanças na localização e no contato com os clientes. O movimento se intensificou muito nos últimos anos e a atuação de uma agência da cooperativa Sicredi e a matriz do Supermercado Lenz favorecem o negócio, de acordo com Sandro.
Com uma clientela antiga, muitos moradores do interior do município, a Calçados Pilz também recebe com frequência clientes novos, pessoas que não conheciam o empreendimento. Com cinco colaboradores na equipe, a Calçados Pilz oferece variedade em calçados femininos, masculinos e infantis.

Alcione e o filho, Gian Carlos: empreendimento familiar

Supermercado Lenz

A história da família Lenz com a rua Osvaldo Aranha começou em 1957 com a instalação de uma indústria onde hoje está instalado o Supermercado Lenz. Foi no início da década de 80 que teve início o comércio no espaço, com lancheria e mercearia. Atualmente, com um supermercado amplo e com variedade de produtos, a estrutura do Super Lenz está em constante mudança e evolução.

O sócio-proprietário da empresa, Daniel Lenz, observa que o supermercado tem clientes fiéis há muitos anos, fazendo com que a relação acabe se tornando de amizade. Além da matriz na Osvaldo Aranha, o Super Lenz tem filial na rua Tiradentes, também no Centro; no bairro Aviação, e está em fase de implantação da terceira filial, no bairro Xangrilá.

Os destaques da loja da Osvaldo Aranha são os produtos de hortifrutigranjeiros e itens de limpeza. “Notamos isso tendo em vista o perfil de cliente da loja, que é aquele que vai fazer o rancho semanal ou mensal”, afirma Daniel. Um dos pontos negativos da localização é a possibilidade de enchente do arroio Castelhano, que causou prejuízos três vezes nos últimos 20 anos.
A loja matriz já passou por diversas reformas e melhorias. Desde a construção do estacionamento coberto e todas as ampliações da loja. “O que podemos destacar nos últimos tempos foi a reforma no piso, a instalação do walking cooler e a ampliação da parte do açougue, congelados e bebidas”, cita Lenz. Atualmente, 121 colaboradores atuam na matriz do Super Lenz.

Daniel Lenz: empreendimento da família na Osvaldo Aranha há mais de 60 anos

Thaís Gallina Consultório Odontológico

Há cinco anos, a cirurgiã-dentista doutora Thaís Gallina Frantz tem consultório odontológico na Osvaldo Aranha. Na busca por um local para a abertura do espaço, a localização chamou a atenção da profissional, por ser a principal rua, com muita movimentação de pessoas.

Por outro lado, Thaís cita a dificuldade de estacionamento como um ponto negativo. Com o tempo, a sala onde fica o consultório já foi reformada para melhor atender os pacientes. “Estamos em constante evolução”, observa.

Entre as mudanças na via como um todo, ela cita a abertura de mais estabelecimentos comerciais na quadra em que se encontra, com instalação de lojas, sorveteria e fruteira, por exemplo. “Quando eu abri o consultório, ao lado do consultório havia apenas o restaurante, agora já está mais movimentado”, comenta a dentista.

O consultório oferece diversos serviços, tanto adultos como infantis, relacionados a questões para a saúde dos dentes e procedimentos estéticos. Thaís é especialista em aparelhos dentários e ortopédicos, tem aperfeiçoamento em tratamento de canal, estética dental e harmonização facial. Também atendem no local Renata Jacobsen, especialista em Ortodontia, implantodontia e aperfeiçoamento em estética; Luísa Radaelli Buffon, especialista em Endodontia (tratamento de canal); e Stephania Galeazzi, especialista em cirurgias bucomaxilofacial e harmonização facial.

Thaís Gallina tem consultório odontológico há 5 anos

Comercial Klock
A Comercial Klock é uma das mais antigas empresas do início da Osvaldo Aranha, na região mais próxima do Acesso Grão-Pará. O empreendimento familiar teve início em 1969 com a instalação de uma funilaria dos irmãos Mário e Hildo Klock. Em 1975, foi construído um novo prédio no mesmo espaço, ampliando a linha de produtos comercializados, além do serviço de funilaria. Inúmeros desafios foram superados para desenvolver a empresa e criar as famílias que dela se sustentavam. Em 1983, foi dissolvida a sociedade e Mário começou a investir mais no comércio.
Desde 2016, a filha dele, Cristiane Klock, é quem administra o negócio, que conta com uma variada linha de produtos domésticos e agrícolas. Ao todo, são mais de 15 mil itens disponibilizados aos clientes. A equipe conta com sete pessoas.
Na avaliação de Cristiane, a localização é privilegiada, um ponto de referência tanto para quem vem do interior, quanto para quem é da cidade, além de ter vários estabelecimentos nas proximidades, como supermercado, bancos e farmácias, que atraem mais pessoas. “Somos conhecidos por ter quase tudo o que as pessoas precisam, um ‘mini shopping’. Sempre mantendo a essência original da empresa principalmente com o bom atendimento da equipe unida”, complementa.


Cristiane destaca a grande diversidade de produtos da loja


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido