O que dizem os empreendedores dos bairros Coronel Brito e Battisti

-

Por Cassiane Rodrigues e Leonardo Pereira

O crescimento e a evolução da Dimac Materiais de Construção e Construtora estão diretamente ligados com o bairro Coronel Brito. A empresa que teve início há 17 anos começou em uma pequena sala na rua Gustavo Büllow – no antigo salão do Celso Becker -, onde abrigava também um bazar, e mudou de endereço três anos mais tarde.

A loja ficou até início de 2023 no local, quando foi para um prédio próprio cerca de 200 metros de distância. Os terrenos para a construção da nova sede foram adquiridos 10 anos antes, sendo planejado esse grande avanço desde então. “Sempre com muito pé no chão e sabendo do nosso compromisso e importância para a comunidade”, afirma o sócio-proprietário, Mairo Hinterholz.

A essência da Dimac está no bairro Coronel Brito. Embora com filial no bairro Bela Vista há seis anos, a saída da matriz do bairro nunca foi cogitada pela importância da empresa para a comunidade e os vínculos criados com clientes da região. Também por ter muitos clientes de municípios vizinhos, a localização da Dimac é estratégica, com facilidade de acesso pela RSC-453.

Hinterholz afirma que a Dimac cresceu junto com o bairro, que teve um grande desenvolvimento nos últimos anos em número de moradores e infraestrutura. Dos novos loteamentos, a empresa também está presente na realização de muitas obras, contribuindo para a realização de sonhos dos moradores com a casa própria. “Queremos continuar contribuindo com o crescimento do bairro e para o bem-estar de muitos amigos que fizemos ao longo dos anos”, destaca.

MEMÓRIA AFETIVA

Além disso, o Coronel Brito representa muito mais do que a localização da empresa para Hinterholz, que mora desde criança no bairro e têm muitas recordações. Na infância e adolescência, estudou na Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio e Escola Estadual de Ensino Médio Crescer (antigo Caic).

O sócio-proprietário da Dimac lembra, inclusive, dos primeiros moradores do bairro Battisti, época em que tantos loteamentos que hoje estão repletos de casas nem existiam. “Eu vivi nesse bairro quando a Gustavo Büllow era estrada de chão. Eram poucas casas, evoluiu bastante”, afirma. Hoje, os filhos dele também estão criando memórias com a vivência comunitária. “Fiz catequese e crisma na Comunidade Nossa Senhora Rainha, onde meu filho foi batizado e minha filha faz atualmente a catequese. Tenho muito orgulho de viver aqui”, complementa.

Beto Gás

Com quatro anos de atuação no bairro Coronel Brito, a Beto Gás acompanhou o crescimento e evolução da região nos últimos anos. Marcos Roberto de Moura, o Beto, proprietário da empresa, ressalta que a localização do estabelecimento é privilegiada por estar na entrada do bairro, onde há um fluxo intenso de moradores. Isso facilita também para as saídas para entregas. Com seis pessoas na equipe, a empresa tem como diferenciais a entrega rápida, o preço justo e atendimento de domingo a domingo.

Beto tem empresa há quatro anos no bairro Coronel Brito (Foto: Júlio Hoffmann)

Konzen Supermercado

Desde a inauguração, no ano de 2000, pela empresária Rosane Konzen, o Konzen Supermercado acompanha e contribui para a evolução do bairro Coronel Brito. Em uma localização estratégica, o supermercado se destaca não só pelo seu compromisso com a qualidade, mas também pela capacidade de se adaptar e crescer de acordo com as necessidades da comunidade.

Ao longo dos anos, o Konzen expandiu os serviços e, além dos tradicionais setores de supermercado, possui açougue, padaria, fruteira e um bazar que inclui produtos para pets e brinquedos. Em 2024, passa pelo maior investimento de sua história. “A reforma abrange desde a fachada até uma reestruturação completa do layout interno, prometendo tornar a experiência de compra mais eficiente e agradável para os clientes”, salienta o administrador Mateus Konzen.

O investimento também contempla uma expansão do estoque e uma atualização do setor produtivo. Junto disso, o supermercado colabora com a Academia do Borba, que fica ao lado, que dobrará de tamanho. “Isso vai melhorar as opções de saúde e bem-estar para a comunidade”, observa Konzen.

A qualidade dos produtos, especialmente carnes e frutas frescas, junto com o atendimento ao cliente, são pontos fortes do empreendimento. Esses fatores contribuem para que o supermercado seja reconhecido como uma referência no bairro. Mateus Konzen reforça que está focado em manter o supermercado relevante e competitivo de acordo com tendências do mercado e necessidade dos clientes.

Mateus Konzen destaca melhorias e investimentos no Konzen Supermercado (Foto: Divulgação)

Restaurante e Churrascaria Água na Boca

Desde 2009 localizado no bairro Coronel Brito, às margens da RSC-453, o Água na Boca é considerado um dos pontos de referência para quem trafega na rodovia. Além de restaurante e churrascaria, também conta com pousada, com 29 quartos. Conforme os proprietários Nelio Rech e Rita Soares, estar próximo da RSC-453 é essencial para o empreendimento.

O Restaurante Água na Boca se destaca pela comida de qualidade, com buffet organizado e com diversas opções, tanto para quem é morador de Venâncio quanto para quem está de passagem para outra cidade. Atualmente, são oito funcionários no empreendimento. “Final de semana é bem corrido, tem bastante clientela”, destaca Rita.

Schuck Autoelétrica

Com mais de 13 anos de atuação na Capital do Chimarrão e, desde janeiro deste ano, com prédio próprio às margens da RSC-453, a Schuck Autoelétrica, empreendimento dos irmãos Valdir Luis e Volmar Schuck, se destaca pela manutenção elétrica de carros, caminhões e máquinas agrícolas, como colheitadeiras e tratores.

Entre os principais serviços oferecidos estão motor de partida, climatizador, alternador, alarme, baterias e lâmpadas em geral. Os diferenciais da empresa são a qualidade e agilidade nos serviços, além do compromisso com os clientes, por meio do trabalho dos irmãos, que têm vasta experiência na área de elétrica automotiva.

Conforme Valdir Schuck, a localização atual é próxima do Centro da cidade e também dos bairros, além de ter a RSC-453 e diversos pontos de referência próximos. “Quando chegamos, em março de 2011, eram vários terrenos baldios aqui ao redor, agora todos estão ocupados, o crescimento é nítido”, destaca. Atualmente, além de Valdir e Volmar, a secretária Gisele Kist integra a equipe.

Empreendimento dos irmãos Valdir Luis e Volmar Schuck fica às margens da RSC-453 (Foto: Júlio Hoffmann)

Faires

Fundada em abril de 1986, a Fundição Venâncio Aires – Faires é a única indústria localizada no bairro Battisti. A empresa, que é a 13ª maior do município, conforme Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2022, tem 380 colaboradores nas áreas de produção, administrativa, técnica e de apoio. Deste número, em torno de 65% residem nos bairros Battisti, Coronel Brito, Brands e Macedo. “Muitos já somam mais de 20 anos de empresa, o que para nós é motivo de muito orgulho”, destaca a diretora da Faires, Caroline Bienert.

A Faires trabalha com produção de peças em ferro fundido e aço, com foco em setores como automotivo, agrícola, irrigação, mineração e doméstico. Os produtos são comercializados para o mercado nacional e internacional. Junto à sede da empresa, na RSC-287, funciona um showroom com venda direta ao consumidor, principalmente dos itens da linha doméstica, como chapas de fogão, panelas, chaleira, assadeiras, frigideiras e outros.

Caroline afirma que a proximidade com a rodovia facilita muito a logística da empresa. “Na parte produtiva e de captação de colaboradores, apesar da escassez de mão de obra atual, facilita um pouco por estar próximo a bairros populosos”, observa.

Ela comenta também sobre as melhorias na parte de pavimentação das ruas ao longo dos anos. “Melhorou também as condições de saneamento básico para a população, as incidências de enchentes. Mas muito ainda pode e deve ser melhorado”, complementa.

EVOLUÇÃO

A Faires está em constante evolução, investindo em pessoas, em novas tecnologias e aprimoramento dos processos. Neste ano, mais uma linha de moldagem automatizada entrou em funcionamento e foi adquirida uma célula robótica para o acabamento das peças. “Investimos em uma linha de produção de tubos de polietileno para melhor atender as necessidades dos setores aos quais já somos atuantes, visando o crescimento e ampliação do negócio”, explica Caroline.

Responsabilidade social

Além da geração de empregos, a Faires se envolve em ações sociais organizadas no bairro. “Um exemplo que conta com aproximadamente 15 anos são as ações do Projeto Mão Amiga na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pingo de Gente, onde voluntários da empresa, com o apoio da direção se envolvem em atividades na escola, ou contribuem em eventos para angariar fundos para ela”, comenta Caroline.

Diretora da Faires, Caroline destaca mudanças no bairro (Foto: Arquivo pessoal)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido