O deputado estadual Airton Artus (PDT) acompanhou, na tarde desta terça-feira, 11, a visita do governador Eduardo Leite e secretários estaduais em Venâncio Aires. Em entrevista à Rádio Terra FM e Folha do Mate, o deputado falou sobre a importância do projeto habitacional na área do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, para famílias que tiveram as casas destruídas pela enchentes no mês passado. O governador Eduardo Leite confirmou que serão 72 casas no local.
Sobre a discussão da possível criminalidade que possa ser gerada no novo lote habitacional, tendo em vista a proximidade com a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), o deputado destaca tranquilidade com este aspecto. “Eu vejo que o risco é zero. As casas serão destinadas para famílias que neste momento estão fragilizadas e precisando de uma habitação”, pontuou.
Artus salienta que não houve uma migração em massa para o município em razão da Peva. “Tem que se avaliar bem essa questão e até de uma forma menos preconceituosa de achar que a família de um criminoso também é criminosa, ou que ela é coadjuvante, faz parte do processo. Pode acontecer, mas é exceção”, acrescentou.
Com dois mandatos como prefeito da Capital do Chimarrão, o deputado diz estar aberto a debates neste sentido, por entender o processo e compreender a importância deste projeto habitacional, “que se for bem sucedido, vai ser bom para Estância Nova, vai ser bom para as famílias.”
O governador Eduardo Leite declarou que será solicitado à equipe da Secretaria Estadual de Segurança a avaliação de possíveis riscos. “Nós queremos oferecer uma moradia digna, confortável e segura em todos os aspectos tanto na construção quanto em ambiente para as famílias”, disse. O secretário estadual de Habitação, Carlos Gomes, projeta a conclusão das primeiras casas para setembro.
Leia mais: