Onde encontrar o chimarrão na Fenachim?

-

Na Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a bebida-símbolo é encontrada em muitos lugares. Desde o chimarrão consumido pelos visitantes e feito pela Escola do Chimarrão; a erva-mate, presente de diversas formas; e em itens como cuias, enfeites e bombas que compõe o kit chimarrão de quem aprecia a bebida. Saiba onde você pode encontrar o chimarrão ou elementos relacionados à bebida-símbolo na Festa com o Sabor do Rio Grande.

1 Na decoração, em diversos pontos do Parque Municipal do Chimarrão, cuias podem ser encontradas ornamentando a Fenachim. Na entrada, cuias penduradas formam um cenário ideal para fotos.

Foto: Luana Schweikart

2 Na Escola do Chimarrão, são ensinados 36 modelos diferentes da bebida. A equipe está presente na festa atendendo os visitantes no Galpão Pedro José Schwengber, que foi inaugurado na abertura da Fenachim.

3 No Chimarródromo, uma mesa repleta de gostosuras que levam a erva-mate como ingrediente gastronômico está exposta. Quem apresenta as delícias e compartilha receitas é a professora de culinária Ludmila Gallon, especialista no uso da erva-mate em receitas. Entre as opções para degustação estão bolos, pães, biscoitos e suco refrescante de erva-mate.

Foto: Luana Schweikart

4 As ervateiras venâncio-airenses Elacy e Madrugada estão expondo as suas linhas de produtos no Espaço Erva-Mate, no Chimarródromo.

Foto: Luana Schweikart

5 Também no Chimarródromo, os visitantes conhecem o soque. Usado para feiras e eventos, ou mesmo para produção caseira de erva-mate, é no soque que a erva passa pela moagem e peneiração. Embora atualmente os equipamentos sejam automáticos, o conceito original se preservou. São pilões enfileirados realizando os movimentos de subir e descer, guiados por engrenagens e polias que os levantam, enquanto que o movimento de descida é impulsionado pela própria gravidade. Junto do equipamento, a planta de erva-mate in natura faz parte do ambiente. Em Venâncio Aires, são 340 famílias produtoras de erva-mate.

Foto: Luana Schweikart

6 Quem visita a Fenachim não pode sair do evento sem um pacote de erva-mate e, através da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, o chimarrão tem gosto de solidariedade. No espaço, localizado no Chimarródromo, é feita a venda do produto, cujo valor é revertido para ações da entidade. Meio quilo custa R$ 8 e um quilo, R$ 12.

Foto: Luana Schweikart

7 Quem quiser garantir uma cuia ou bomba novas, enfeites de chimarrão e itens decorativos, como capas para térmicas e os tapa ervas, os espaços do artesanato – onde estão Leocadia Richter e Edmilson Cananéa, por exemplo – e das exposições são ideais para as compras e até aquele presente especial para o Dia das Mães. No Pavilhão Agropecuário Leci Seibeineichler, na parte baixa do Parque do Chimarrão, Márcio Winck, de Frederico Westphalen, comercializa as cuias de produção própria.

Leocadia. (Foto: Luana Schweikart)
Edmilson. (Foto: Luana Schweikart)
Márcio. (Foto: Manoela Carvalho)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido