Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 11, os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) aprovaram um acordo de cooperação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a realização do sequenciamento genômico para a detecção de variantes do novo coronavírus na região.
Cerca de 500 amostras de diferentes grupos etários, distribuídas entre ambos os sexos, devem começar a ser analisadas nas próximas semanas. As análises vão identificar as variantes do vírus em circulação e prevalentes no Vale do Rio Pardo.
“Essa é uma conquista importante que vai nos ajudar a acompanhar a evolução da pandemia na região. Mais uma vez o trabalho do Cisvale e da Unisc vai contribuir significativamente para a elaboração de estratégias para o enfrentamento ao vírus”, afirmou o vice-presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker.
Em 2020 e 2021, uma parceria entre Cisvale, Unisc, Amvarp e Philip Morris, viabilizou uma pesquisa de soroprevalência do coronavírus no Vale do Rio Pardo. Em quatro etapas, foram aplicados testes rápidos em parte da população.