Após o período de votação da Consulta Popular 2023/2024 e de ser um dos municípios que atingiram a meta mínima de votos, Passo do Sobrado vai receber R$ 70.634.92 para aplicação em projetos. O plano de trabalho para a utilização dos recursos já foi enviado no dia 15 deste mês.
De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo de Passo do Sobrado e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Adriane Gonçalves, o investimento será feito para fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos na região por meio de cooperativas, como a Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale).
Através de contrapartida, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), um veículo, no valor de R$ 85 mil, deve ser adquirido para agilizar a busca dos produtos nas agroindústrias para processamento. O investimento vai beneficiar e fomentar a agricultura familiar.
Nesta edição da Consulta Popular, Passo do Sobrado teve 136 votos e um percentual de 2,75%, quando comparado ao total de eleitores, que é de 4.938 pessoas.
- A Coopasvale foi fundada em 2015 no município e atualmente tem 64 associados. Entre os alimentos comercializados pela cooperativa estão hortaliças, legumes, raízes, verduras, frutas, carnes, embutidos, pães, bolachas, conservas, pizzas e cucas.