Sua pele está descascando e não sabe o que fazer? Tudo bem. Existem alguns fatores que causam manchas secas na pele, é verdade. Então, não há motivo para pânico.
Além do mais, muitos deles podem ser sanados com ações simples do dia a dia, viu? Como usar filtro solar, para não ver a pele descascando do sol… Ou beber mais água, para hidratar a pele. Sem irritá-la ou deixá-la muito exposta.
Agora, se está com a testa descascando e várias outras áreas do corpo, atente-se aos sinais. Às vezes a pele descamada se dá por conta de um distúrbio da pele mais crônico. Como a dermatite esfoliativa. Ou como a psoríase, que é uma condição que faz a pele descascar.
Seja como for, é bom observar os demais sintomas na pele. Como a coceira, a pele sensível, etc. A fim de entender o seu caso. O que pode ser uma alergia, estresse constante, frio, entre outras causas.
Saiba por que a pele descasca: o que pode ser e como tratar. Veja as nossas dicas.
Pele descamada: O que pode ser e como tratar?
Está com a palma da mão descascando e não sabe o por quê? Bem, de acordo com a ciência da pele, vários fatores podem fazer isso, viu? Porque a pele descasca por conta de doenças, falta de hidratação etc.
Desse modo, a melhor forma de entender o seu caso, é ver a sua pele. E, antes de mais nada, saber o que pode ser o motivo da descamação da pele. Veja quais são as principais causas de pele descamada.
Causas da pele descamada e o que fazer
- Queimadura do sol
Não é nenhum segredo que a pele fica descascando depois de tomar sol. Não é mesmo? Isso ocorre por conta da queimadura do sol. Já que os raios UV afetam a camada protetora da pele. O que, por sua vez, faz a pele descamar, ficar vermelha e mais sensível.
Nessa hora, é comum ver o rosto descascando. Assim como as costas e os braços. Até mesmo a orelha! Por serem as áreas que ficam mais expostas sob o sol.
A fim de prevenir a pele descascando do sol, você deve usar o filtro solar. Além do mais, é bom resfriar a pele do corpo com água fria. Uma ótima dica para tratar a pele descamada por causa do sol. Usar um creme para hidratar a pele também ajuda, viu?
- Banho quente
Você sabia que o banho quente deixa a pele descamada? Pois é! A água quente quebra a proteção natural da pele. Desse modo, logo se nota a pele descamando depois do banho, viu?
Por isso, não tome banho quente a fim de melhorar a saúde da pele. Faça isso para evitar a pele descamada. Ou mesmo para tratar o problema, isto é, se ele já existe.
O ideal é tomar banho com água morna. Ou água fria, se está com a pele descascando. Priorize a sua saúde. E tenha uma pele com mais saúde. Bonita e macia! Hidratada!
- Psoríase
A psoríase é uma doença que causa descamação na pele. A área afetada fica vermelha. Com escamas e muito seca também.
É um tipo de inflamação que pode surgir em diversas partes do corpo. Sendo mais comum no cotovelo, no couro cabeludo e nos joelhos. Nesses locais, a pele descasca e fica coçando.
No entanto, o diagnóstico deve ser dado pelo dermatologista em primeiro lugar. Até lá, não se automedique! Deixe que o médico indique os cremes que você deve aplicar na pele. A fim de aliviar os sintomas e proteger a pele do jeito certo, ok?
- Pele seca
Se você sente que a sua pele está seca, saiba que isso descasca a pele, viu? A pele seca se dá pela falta de hidratação na pele e ainda pela baixa produção das glândulas sudoríparas e das glândulas sebáceas.
Desse modo, você sua menos e não possui nenhuma gordura na pele. O que nem sempre é bom, sabia? Pois esses fatores causam pele descamada. Então é bom evitar. Mas… como?
Beba mais água. Evite ainda o banho muito quente, mesmo que seja para relaxar, ok? Além do mais, opte pelo sabão ideal para a sua pele. Se possível, o sabonete neutro. Use também os cremes hidratantes para fortalecer a camada do corpo. Isso vai te ajudar e muito. Tenha certeza disso!
E se nada melhora a saúde da sua pele, vá ao médico. Fale para ele o que te incomoda. A causa do seu problema pode ser a dermatite atópica, esfoliativa… ou até mesmo uma infecção por fungos. Converse com ele!