Com o tema ‘As Plantas Medicinais no Cuidado Com a Vida’, ocorre na quarta-feira, 16, no ginásio de Vila Palanque, no interior de Venâncio Aires, o 5º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar na Agricultura, promovido pela Emater/RS-Ascar. O momento contará com diversas atrações relacionadas à educação alimentar, além de sete oficinas, exposição e comercialização de sementes crioulas, artesanato rural e agroindústrias.
Conforme a extensionista rural social da Emater de Venâncio Aires, Viviane Röhrs, o objetivo do encontro é trabalhar a educação alimentar com as famílias rurais, com ênfase no uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, incentivando o uso correto delas e o consumo de alimentos naturais e saudáveis, buscando a segurança alimentar na agricultura familiar.
O evento tem apoio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Saúde, Sicredi, Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), Clube de Mães Primavera e Comunidade São Martinho, de Vila Palanque. Viviane estima um grande movimento de público, com cerca de 250 participantes. Os interessados podem fazer a inscrição na Emater, com a diretoria do clube de mães de Vila Palanque ou pelo WhatsApp (51) 99841-0502.
Programação
8h30min – recepção
9h – abertura oficial
9h30min – palestra ‘As Plantas Medicinais no Cuidado com a Vida’, com Doriana Gozzi Miotto, assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo
10h30min – relato de experiência ‘Farmácia Viva: um Case de Sucesso no Município de Pontão’, com Juceli Müller, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Pontão
11h – palestra ‘Erva-Mate: Um Tesouro Verde na América do Sul’, com Alexandra Gomes Rosas, doutoranda em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
12h – almoço – R$ 20
13h20min – início das oficinas
Oficinas
Oficinas
• Relógio do Corpo Humano: Doriana Gozzi Miotto, assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo
• Produção de mudas de plantas medicinais: Juceli Müller, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Pontão
• Produção de sabonete esfoliante de erva-mate: Viviane Röhrs, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires
• Espaço do cuidado: Andrea Balbueno, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Vale Verde
• Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no SUS: Secretaria Municipal da Saúde
• Plantas medicinais no paisagismo: Djeimi Janisch, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires
• Homeopatia na agricultura: Celita Peterson, extensionista rural da emater/RS-Ascar de Boqueirão do Leão
Sabonete esfoliante de erva-mate
Na quarta-feira, 16, no ginásio de Vila Palanque, no interior de Venâncio Aires, ocorre o 5º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar na Agricultura, promovido pela Emater/RS-Ascar. A extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, ministrará a oficina de produção de sabonete esfoliante de erva-mate. O encontro tem como tema ‘As Plantas Medicinais no Cuidado com a Vida’. A receita do sabonete é simples, prática e rápida.
Ingredientes:
- 500 gramas de base glicerinada
- 70 ml de álcool de cereais
- 5 folhas de erva-mate
- 2 colheres de mel
- 2 colheres de aveia em flocos finos
- Essência de hortelã ou outra herbal (opcional)
Modo de preparo:
Inicie o preparo picando a base glicerinada para sabonete e coloque para derreter em banho-maria.
Enquanto isso, coloque no liquidificador o álcool de cereais e as folhas de erva-mate. Liquidifique bem e coe. Quando a base estiver derretida, acrescente duas colheres de mel, duas colheres de aveia e o álcool de cereais. É opcional acrescentar 5 gotas de essência de hortelã. Em seguida, despeje em uma forma, que pode ser um pote plástico. Quando o sabonete estiver firme, no ponto de corte, desenforme e estará pronto para usar. Esse sabonete é esfoliante e cicatrizante.