O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jarbas da Rosa, divulgou na noite desta terça-feira, 7, uma manifestação na qual solicita a desburocratização e a celeridade no atendimento aos municípios atingidos pela enchente histórica que assola o Rio Grande do Sul. A entidade é formada por 27 cidades e representa mais de 370 mil habitantes.
“Colegas prefeitos do Vale do Taquari, todos nós estamos passando pelas mesmas dificuldades e como irmãos vamos sair juntos desta, uns ajudando os outros”, declarou durante o vídeo divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O chefe do Executivo da Capital do Chimarrão cobrou agilidade da União.
“Chega de enrolação do Governo Federal. Chega de programas, chega de perder tempo. Desde 2023 não fizemos nada porque não andou, não veio recurso para construir até as casas que foram destruídas em 2023”, enfatizou. A exigência do presidente da Amvat neste momento é que se façam transferências Fundo a Fundo, como aconteceu na pandemia de Covid-19, nos mesmos moldes utilizados na Lei Complementar 173/2020.
“Nós estamos aqui e sabemos onde é necessário investir. Praticamente teremos que usar um novo orçamento só para conseguir, minimamente, restabelecer as condições dos nossos municípios. Isso é urgente. Isso é para ontem. […] Nós precisamos é de recursos e ter liberdade. Precisamos agilidade”, destacou.