Prefeitura de Venâncio e IFSul avançam na parceria para monitoramento do Castelhano

-

Avança a parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires para monitoramento dos níveis de água do arroio Castelhano. Uma reunião na sexta-feira, 10, entre representante da Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil, Patrulha Agrícola e professores do instituto, acertou algumas definições para a implantação do projeto Plataforma de Monitoramento do Nível de Águas (PlaMoNa).

De acordo com um dos professores orientadores, Marcelo de Barros, o projeto tem prazo de execução de até um ano e é totalmente desenvolvido por alunos do instituto. A previsão é de investimento de cerca de R$ 45 mil, para compra dos materiais necessários. No mês passado, o prefeito Jarbas da Rosa garantiu o repasse de recursos ao instituto para tirar o projeto do papel.

A iniciativa nasceu em 2016, a partir de uma demanda de estudantes do IFSul que residiam na parte baixa da cidade, região que sofre há anos com os alagamentos e enchentes no arroio Castelhano. A proposta inclui a construção de pontos para monitoramento e antecipação de inundações. A ideia inicial, conforme o que foi apresentado à Prefeitura, é a instalação de três pontos: nas proximidades da Estação de Tratamento da Água (ETA), no acesso Grão -Pará, em outro ponto da ERS-422 e em Linha Olavo Bilac.

Com sistemas eletrônicos que possibilitaram a comunicação em tempo real, a previsão é de que as inundações sejam previstas com até cinco horas de antecedência. O projeto inclui ainda a criação de um site, com monitoramento e o histórico dos dados de medição. Conforme o diretor do campus, Geovane Griesang, há a possibilidade de expandir as informações por aplicativos de celular.

O PlaMoNa tem a orientação dos professores Marcelo de Barros, Geovane Griesang, Daniel Assmann, Josemar de Oliveira Quevedo e Fernando Luiz Hartmann. O desenvolvimento dos trabalhos foi realizado por alunos dos cursos de Refrigeração, Eletromecânica e Informática.

Parcerias entre Município e instituição de ensino

• As possibilidades de parcerias entre Município e IFSul, e a importância desses convênios, foram destacadas durante o painel Gente & Negócios sobre qualificação profissional, realizado no dia 27 de julho. O debate, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, teve Geovane Griesang e o prefeito Jarbas da Rosa entre os painelistas.

• No início de agosto, o prefeito Jarbas da Rosa visitou o campus do IFSul e confirmou o recurso para dar andamento ao projeto.

Leia mais:

Prefeitura está com problemas em alguns números de telefone



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido