Avança a parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires para monitoramento dos níveis de água do arroio Castelhano. Uma reunião na sexta-feira, 10, entre representante da Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil, Patrulha Agrícola e professores do instituto, acertou algumas definições para a implantação do projeto Plataforma de Monitoramento do Nível de Águas (PlaMoNa).
De acordo com um dos professores orientadores, Marcelo de Barros, o projeto tem prazo de execução de até um ano e é totalmente desenvolvido por alunos do instituto. A previsão é de investimento de cerca de R$ 45 mil, para compra dos materiais necessários. No mês passado, o prefeito Jarbas da Rosa garantiu o repasse de recursos ao instituto para tirar o projeto do papel.
A iniciativa nasceu em 2016, a partir de uma demanda de estudantes do IFSul que residiam na parte baixa da cidade, região que sofre há anos com os alagamentos e enchentes no arroio Castelhano. A proposta inclui a construção de pontos para monitoramento e antecipação de inundações. A ideia inicial, conforme o que foi apresentado à Prefeitura, é a instalação de três pontos: nas proximidades da Estação de Tratamento da Água (ETA), no acesso Grão -Pará, em outro ponto da ERS-422 e em Linha Olavo Bilac.
Com sistemas eletrônicos que possibilitaram a comunicação em tempo real, a previsão é de que as inundações sejam previstas com até cinco horas de antecedência. O projeto inclui ainda a criação de um site, com monitoramento e o histórico dos dados de medição. Conforme o diretor do campus, Geovane Griesang, há a possibilidade de expandir as informações por aplicativos de celular.
O PlaMoNa tem a orientação dos professores Marcelo de Barros, Geovane Griesang, Daniel Assmann, Josemar de Oliveira Quevedo e Fernando Luiz Hartmann. O desenvolvimento dos trabalhos foi realizado por alunos dos cursos de Refrigeração, Eletromecânica e Informática.
Parcerias entre Município e instituição de ensino
• As possibilidades de parcerias entre Município e IFSul, e a importância desses convênios, foram destacadas durante o painel Gente & Negócios sobre qualificação profissional, realizado no dia 27 de julho. O debate, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, teve Geovane Griesang e o prefeito Jarbas da Rosa entre os painelistas.
Leia mais: