Projeto da Escola Dom Pedro II promove roda de conversa para mulheres da comunidade

-

No próximo sábado, dia 18 de novembro, das 8h30min às 11h, a turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II vai realizar uma roda de conversa destinada à comunidade, principalmente as mulheres, para falar sobre violência doméstica. O evento será no ginásio de Linha Hansel e marca o andamento do projeto de pesquisa ‘Do amor à dor: como romper o ciclo?’

De acordo com uma das professoras orientadoras do projeto, Franciélle da Rosa, com a chegada do fim do ano letivo, surgiu a ideia da roda de conversa. O objetivo é reunir o maior número de mulheres da comunidade escolar e localidades próximas, para falar sobre violência doméstica, os tipos de violência, as leis que protegem as vítimas, formas de pedir ajuda e maneiras de romper o ciclo da violência. “Quem sabe esse será o momento de ajuda para a mudança de vida de mulheres que não sabem como fazer”, afirma a professora.

Entre os convidados está a deputada federal Franciane Bayer. A professora conta que durante as pesquisas, os estudantes encontraram um livreto com informações relevantes, feito pela deputada. Ao fazerem contato com ela pelo Instagram, logo tiveram retorno e começaram as tratativas para a vinda da parlamentar para falar sobre a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Além da deputada, estarão presentes a vice-prefeita Izaura Landim, a psicóloga Fernanda Landim, e a representante da Patrulha Maria da Penha de Venâncio Aires, soldado Eliana Hertz. Haverá assessoria jurídica gratuita para mulheres com a advogada Liliana da Silva. O evento também terá distribuição de prêmios.

Projeto

O trabalho intitulado ‘Do amor à dor: como romper o ciclo?’ é realizado desde março, com discussões, pesquisa de notícias, de leis, palestras e entrevistas com mulheres vítimas de violência doméstica. O trabalho é orientado pela professora Franciélle e também pela professora de História, Silvania Inês de Carvalho. As alunas representantes da turma nas apresentações são Laura Gregory e Kamilli Eduarda Ferreira.

A iniciativa busca aprofundar a compreensão sobre esse assunto e reduzir a taxa de criminalidade na Capital Nacional do Chimarrão. Para dar embasamento ao projeto, os alunos realizaram pesquisas de leis, textos e notícias sobre o assunto. Também foram feitas entrevistas com órgãos competentes e com vítimas, a fim de entenderem sobre a legislação atual, os tipos e os ciclos de violências presentes na sociedade. Informações são publicadas na conta do Instagram @doamorador.

O projeto já foi apresentado na mostra interna da escola, na Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), na Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), na Mostra Regional da Afubra, na Feira de Ciências da Unisc e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior.

Em agosto, foi realizada uma ação referente ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Na oportunidade, as estudantes falaram sobre violência doméstica, a importância das redes de apoio, formas de denúncia e como romper o ciclo da violência em diversos espaços do município. Eles também distribuíram cartazes de conscientização e fitas na cor lilás, com o intuito de engajar mais pessoas à luta. “Foi impressionante a quantidade de relatos que as alunas ouviram. Em cada lugar que passaram havia mulheres com algo para contar, uma situação de violência para relatar”, afirma Franciélle.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido