O combate à desinformação e notícias falsas, a partir da identificação dos autores que produzem conteúdo para o site folhadomate.com, é o principal objetivo do projeto ‘Quem Disse?’. A iniciativa está em fase de desenvolvimento pela Folha do Mate, mas já rendeu uma premiação estadual durante evento promovido pela Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do RS, a ADI Multimídia. A entidade é integrada por 30 grupos de comunicação do interior e é presidida pelo diretor da Folha, Ricardo Silberschlag.
O projeto ‘Quem Disse?’ ficou em terceiro lugar no concurso ADI Fecomércio RS de Excelência em Gestão e Inovação 2024. Conforme a diretora de Produtos Digitais e Marketing, Paula Carvalho, em breve os usuários do site da Folha terão, de forma ainda mais clara e acessível, a divulgação da autoria dos conteúdos publicados, cumprindo com o objetivo de valorizar a capacitação e o papel exercido pelos profissionais de jornalismo.
“Trata-se do desenvolvimento de um plugin na plataforma WordPress que automatizará a identificação dos autores e fontes de suas notícias”, antecipa. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados no lançamento, previsto para ocorrer no mês de novembro. “O objetivo é gerar um movimento de conscientização dos usuários, de que precisam conhecer e reconhecer as fontes do que leem, veem ou ouvem pela internet. Com esse projeto, queremos evidenciar a autoridade e credibilidade da fonte da informação”, pontua.
A entrega da premiação ocorreu durante o 26º congresso da ADI, realizado no sábado, 12, no Tri Hotel, em Canela, na Serra Gaúcha. O evento reuniu representantes de jornais de diferentes regiões do estado.
Referência nacional
Durante a apresentação do case ‘Quem Disse?’, Paula destacou a evidência nacional que o projeto proporciona à Folha do Mate, pois esse foi um dos cinco projetos vencedores do programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação lançado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo com o patrocínio de Google News Initiative (GNI). As cinco propostas selecionadas no Brasil apresentaram soluções tecnológicas para combater a desinformação no ambiente digital.
O congresso
- A programação contou com palestras que abordaram diversas iniciativas editoriais e comerciais para aperfeiçar as equipes dos jornais associados. Um dos palestrantes foi o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, que falou do futuro dos jornais e sobre os desafios de renovar a geração de leitores e fidelizar os consumidores de notícias.
