Projeto Escolha Certa é opção para formandos do Ensino Médio de 2020 e 2021

-

Alunos da rede estadual que se formaram no Ensino Médio durante os anos de 2020 e 2021 terão uma oportunidade diferente: são os cursos de preparação do projeto Escolha Certa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O objetivo destes cursos é de preparar os jovens para o mercado de trabalho e evitar que fiquem lacunas devido ao aprendizado em meio à pandemia da Covid-19. Os cursos serão on-line, mas também, cada região terá um polo para que alunos possam ter aulas presenciais com orientação de monitores. As aulas presenciais ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras no turno da noite, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.

O polo da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) será em Venâncio Aires, na escola Cônego Albino Juchem. A diretora da escola, Cláudia Neumann, comenta que a intenção do programa é ajudar o público-alvo a fazer essa transição entre a escola e o mundo do trabalho, ainda também, em meio a este contexto do século XXI e da pandemia. A reunião de cada polo com a 6ª CRE e a Seduc ocorreu na quinta-feira, 12, e agora as escolas estão divulgando o programa e entrando em contato com os estudantes.

Cada aluno inscrito poderá escolher entre quatro trilhos do conhecimento. A opção um é voltada ao mundo do trabalho; a opção dois é de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com acesso gratuito à plataforma Me Salva; a opção três é de capacitação em tecnologia e desenvolvimento de sistemas; e a opção quatro, capacitação em economia criativa, artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação. Em todas as opções também serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.

*Com informações da Seduc

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha Certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que almejam. Entre os parceiros da Seduc estão o Sebrae, o Senai, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.

  • As inscrições para participação no projeto estão abertas até o dia 20 de maio, e podem ser feitas através do site da Seduc. O início das aulas será no dia 30 de maio e seguem até dezembro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone da escola (51) 3741-5132.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes