Queijos e vinhos: dicas de como aproveitar as delícias da estação mais fria do ano

-

Com a chegada da temporada mais fria do ano, uma bebida bastante consumida é o vinho. Tinto, branco, suave ou seco, para diferentes gostos e paladares, ele é uma das bebidas mais antigas do mundo, apreciada, principalmente, por quem quer deixar aquele encontro ainda mais especial. E, para acompanhar, o queijo dá aquele toque especial.
Quando o assunto é queijos e vinhos, o Imec Supermercados é especialista. No supermercado, é possível encontrar uma infinidade de tipos para dar um sabor ainda mais especial ao inverno. Confira algumas dicas especiais.

Harmonização
A combinação de queijos com vinhos não foge à regra tradicional das harmonizações: o segredo está no encontro do equilíbrio entre acidez, taninos e corpo da bebida e a gordura e consistência da comida. Além do equilíbrio no paladar, o segredo está na criação de um terceiro sabor, ou seja, quando os dois ressaltam as suas qualidades, tornando-se ainda mais agradáveis quando combinados.

Queijos macios: Queijos como Brie e Camembert passam por um processo de maturação de fora para dentro, responsável pelo miolo macio e pela capa branca. A massa dos queijos macios é muito cremosa e levemente amanteigada.
• Harmonizam com vinhos brancos de corpo médio a leve e acidez intermediária, como o Chardonnay, e com vinhos tintos de corpo leve e acidez média a acentuada, como o Pinot Noir.

Queijos azuis: Conhecidos pelo sabor intenso, os queijos azuis, como o Gorgonzola, têm textura macia e consistência quebradiça.
• A sugestão é a harmonização por contraste – ou seja, equilibrar o sabor salgado e intenso do queijo com a doçura de uma Colheita Tardia.

Queijos de massa filada: São aqueles que, depois de processados, se transformam em uma massa elástica e resistente, como Mussarela e Provolone, frescos ou maturados.
• Para acompanhar esses queijos, a melhor opção são os vinhos tintos de corpo leve ou médio, com acidez acentuada para equilibrar a gordura: castas de Bordeaux, como Cabernet Sauvignon e Merlot.

Queijos semiduros: Aqui, entram queijos como Prato, Cheddar, Gruyère e Gouda. Facilmente reconhecidos pelas olhaduras (furos), têm como característica uma nota adocicada no paladar, resultado do processo de fermentação.
• Harmonizam com vinhos leves, ácidos e frutados, como o Sauvignon Blanc, que equilibram essa doçura.

Queijos duros: Assim como os vinhos, alguns queijos duros, como Parmesão e Grana Padano, podem passar anos maturando até alcançarem o ápice do sabor. Alguns são vendidos ralados, para acrescentar à gastronomia um toque crocante.
• A textura quase porosa, de casca dura, pede vinhos encorpados, de sobremesa ou amadeirados como o Malbec.

O que levar em conta no momento da preparação
• Para saber quantas garrafas de vinho comprar, utilize como cálculo a média de uma garrafa para cada duas pessoas. Mas, dependendo do apetite dos seus convidados, essa quantidade pode ser maior. Não esqueça de servir água também.
• A quantidade ideal de queijo é cerca de 150 a 200 gramas, por pessoa, no total. É interessante compor a mesa com outras delícias, como castanhas, frutas secas e azeitonas.
• Os queijos não devem ser servidos todos juntos em uma tábua. Como cada tipo harmonizará com um rótulo de sua escolha. Cada queijo deve ser servido com seu vinho de harmonização e, antes de partir para a próxima combinação, é preciso oferecer algo para ‘limpar’ o paladar dos convidados. Pães e torradas são ótimas opções. Além disso, substitua as taças ou lave-as a cada troca de rótulo. ( Fonte: Livreto Queijos & Vinhos produzido pelo Imec Supermercado)

RECEITA

Molho branco com queijo
INGREDIENTES
• 100g de queijo parmesão ralado
• 1 colher (sopa) cheia de manteiga
• pimenta a gosto
• 500ml de leite
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO
Em uma panela, adicione a manteiga e deixe derreter. Junte a farinha e mexa rapidamente até ficar homogêneo. Adicione um pouco de leite para diluir a mistura, engrossando-a. Acrescente, aos poucos, o restante do leite e o queijo ralado. Continue a mexer sem parar até que ele comece a ferver. Caso queira o seu molho mais grosso adicione mais farinha. Quando esfria o molho engrossa, mas basta aquecer para que retorne à textura adequada.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido