Resultado do Enem será divulgado no dia 13 de janeiro

-

Estudantes de todo o país aguardam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, foram aplicadas a redação e as provas de Ciências Humanas e Linguagens. No segundo dia, 10 de novembro, ocorreram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Os resultados estarão disponíveis a partir de 13 de janeiro, na página do participante. Os gabaritos foram disponibilizados no portal do Inep em 20 de novembro.

Além de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos do Ensino Médio, o Enem serve como porta de entrada para diversas oportunidades educacionais, por exemplo, programas como Sisu, Prouni e Fies, que oferecem acesso a universidades e financiamentos educacionais.

Como acessar o resultado do Enem 2024?

É necessário entrar na página do participanete com login e senha do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

  • Visite o site enem.inep.gov.br.
  • Insira seu CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no exame.
  • Na aba “Resultados”, clique para visualizar sua pontuação detalhada por área.

Entenda como são contabilizados os acertos

Na prova objetiva do Enem, a nota não considera apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas do participante no conjunto das 180 questões que compõem o exame.

O Inep explica que existe uma relação entre o número de acertos e a nota calculada pela TRI. O modelo matemático adotado pelo Inep para o exame aponta que um inscrito com um número de acertos elevado terá pontuação alta, enquanto um participante com poucos acertos terá nota baixa, apesar de a nota do Enem não ser calculada diretamente pelo número de acertos.

No Enem, não são utilizados pesos para o cálculo final das notas. Como explicado, o conhecimento é avaliado com base na consistência das respostas e as características (parâmetros) de cada questão.

Nota da redação

Pontuação máxima: 1.000 pontos. Ao todo, na correção dos textos serão cobradas cinco competências:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreensão do tema;
  • Organização das ideias;
  • Coesão, coerência;
  • Proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

(Fonte: Agência Brasil)



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido