Reunião tratará da implementação de horto medicinal no Loteamento Portão, em Vale Verde

-

Seguindo o exemplo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, a Emater/Ascar, em parceria com a Administração Municipal de Vale Verde, desenvolve um projeto para a criação de um horto medicinal. O trabalho será intermediado pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e de Saúde.

Para iniciar a atividade, uma reunião será realizada na próxima terça-feira, 25, às 13h30min no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O encontro tem como objetivo organizar, de forma participativa, o cronograma de implantação do horto medicinal, na rua Henrique Leindecker no Loteamento Portão. Esse cronograma compreende, principalmente, coordenação, cercamento do local, preparo do solo, canteiros, plantio de mudas, oficinas e manejo.

“Tendo como finalidade, resgatar, valorizar, preservar, promover e qualificar os saberes e iniciativas em plantas bioativas. Entendemos que o equilíbrio ambiental depende das atitudes, capacidades e condutas éticas que permitam uma melhor relação com o ambiente natural, aproveitando ao máximo a biodiversidade existente”, destaca a chefe do escritório municipal da Emater, Andréa Balbueno.

Segundo ela, a manutenção da biodiversidade é uma responsabilidade conjunta, que inclui, também, a ideia da criação de oportunidades de aprendizagem em todas as etapas de vida e a busca de uma sociedade de informação para todos, usando o tempo livre e os programas oferecidos para promover a educação informal.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch salienta que a implantação do horto medicinal é uma iniciativa de sua autoria, pois acredita que todas as medidas que buscam prevenir e melhorar a saúde das pessoas trazem benefícios imensos. “Fomos o primeiro município do Vale do Rio Pardo a implantar o Centro de Referência de Práticas Integrativas, pois acreditamos que a prevenção é o melhor remédio. Agora, vamos implantar esse horto medicinal, que poderá servir de projeto-piloto para outras localidades”, afirma.
(Fonte: AI Prefeitura de Vale Verde)

Objetivos das ações

  • Promover e preservar a saúde através do uso correto das plantas bioativas
  • Sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente
  • Estimular o aprendizado, na identificação correta das plantas bioativas
  • Resgatar o conhecimento popular e a tradição no uso das plantas bioativas
  • Valorizar e preservar a biodiversidade, através de práticas socioambientais
  • Transferir tecnologia do cultivo, colheitas secagem e armazenagem das plantas bioativas
  • Qualificar para o uso correto e preparo dos chás e remédios caseiros
  • Produzir e permutar as mudas
  • Preservar as espécies ameaçadas

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vale Verde



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido