Roda de Conversa 1%: mulheres unidas pelo mesmo propósito

-

Já são dois anos de encontros, trocas de experiências e aprendizados. O Roda de Conversa 1% é um projeto idealizado pela maquiadora e designer de sobrancelhas Luana Closs, 30. Até o momento, a ideia já impactou mais de 200 mulheres de 18 a 65 anos em Venâncio Aires, em oito encontros. O grupo conta hoje com cinco mulheres que ‘tocam’ o projeto. Mensalmente, elas se reúnem para uma roda de conversa.

Luana comenta que a ideia do projeto surgiu há quatro anos, quando durante os atendimentos que realiza, na área da beleza, sempre ouvia as mesmas queixas das clientes, com relação à autoestima e o tempo dedicado para o autocuidado. “Minha vontade era de ajudar, para além de uma maquiagem ou uma sobrancelha. Foi uma chama que acendeu e entendi como uma missão do que vou deixar para as próximas mulheres que virão”, explica. Naquele momento da vida, Luana leu o livro ‘A sombra da cerejeira’, de Gabriel Carneiro Costa, que fala sobre legado. E foi quando ela entendeu que esse era o seu.

A ideia foi comentada com a amiga Taís Gabriele Rachor, 29, que é manicure. No mesmo instante, abraçou e ajudou a tirar o projeto do papel. “Eu estava na mesma ‘vibe’, de querer fazer algo diferente. Não pensei duas vezes”, afirma. A partir de então, a dupla começou os movimentos que culminaram com a criação do grupo. A primeira ação foi no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, com a ajuda da médica oncologista Sheila Calleari Marquetto. No dia 18 de maio de 2022, as duas foram até a casa de saúde e lá atenderam e conversaram com pacientes oncológicas. “Foi muito forte. Nos depararmos com aquelas mulheres em tratamento, lutando pela vida. Em vez de um ambiente triste, lá encontramos vida e muitos sorrisos. Aprendemos com elas que precisamos lutar e viver”, diz Luana.

Primeira ação do grupo, feita por Luana e Taís, no Hospital Ana Nery, contou com sessões de manicure e maquiagem para pacientes oncológicas. (Foto: Arquivo pessoal)

A partir da ação no hospital, o grupo nasceu e as integrantes decidiram realizar encontros em Venâncio Aires. Luana conseguiu a parceria do Sindicato Rural para ser o local das atividades e, no dia 17 de agosto de 2022, ocorreu o primeiro encontro da Roda de Conversa 1%. Em cada encontro, as convidadas falam de forma teórica e embasada sobre o tema proposto. Na primeira edição, estavam a ginecologista Adriana Martins e a psicóloga Gabriela Anita Stertz, 30, que a partir de então se tornou integrante do grupo.

Depois de Gabriela, passaram a compor o grupo Bárbara Francine Lang, 36, que atuava como farmacêutica em hospitais e, agora, é empreendedora no ramo de velas aromáticas; e Diane Paula Mirandoli, 29, que começou apoiando o projeto com sua empresa e, hoje, também integra o time de organizadoras. A Roda de Conversa 1% não tem patrocinadores, mas conta com apoiadores, como a Mão Doce e a De Maria Pães Artesanais e Tabuaria.

A roda chama

Apesar do planejamento de cada encontro, as meninas destacam que tudo flui naturalmente quando estão entre mulheres. “É uma energia, porque ali junta quem quer falar com quem precisa escutar. Brincamos que a roda chama as mulheres para participar”, afirma Luana.

Gabriela ressalta que cada encontro assegura confidencialidade no que é tratado, já que muitas mulheres compartilham suas experiências. “É uma relação de confiança e conexão”, comenta. O mais legal, segundo as organizadoras, é a identificação que as mulheres têm com os assuntos levantados. “O que uma passa, a outra também já passou, então elas não se sentem sozinhas”, observa Gabriela.

Neste ano, já ocorreu um encontro, no mês de janeiro, sobre ‘Mães atípicas’. Está agendado para este mês o segundo encontro do ano, no dia 21 de março, sobre o tema ‘Conquista das mulheres: enfrentamento da invisibilidade do trabalho e do movimento do autocuidado’, pensado especificamente no Mês da Mulher. Para este encontro, já está confirmada a presença da advogada Rita Ellert. Os encontros do grupo ocorrem sempre em quintas-feiras, às 19h30min, no Sindicato Rural. Nos encontros é cobrado o valor de R$ 25 como ingresso de participação, para manter o projeto e a realização de eventos. Também neste mês vai ocorrer a segunda edição do Roda de Conversa no Ana Nery, na próxima quinta-feira, 14.

Organizadoras do grupo estão otimistas com o futuro do projeto, pois a intenção é impactar cada vez mais mulheres. (Foto: Luana Schweikart)

“Me emociona saber que idealizei esse espaço. É forte e me dá forças diariamente. Foi um divisor de águas na minha vida e mostra que temos um poder incrível. Somos um grupo unido e todas trazem algo de si para dentro do Roda.”
LUANA CLOSS
Idealizadora do Roda de Conversa 1%

  • Interessadas em participar dos eventos ou aquelas que desejam saber mais sobre o Roda de Conversa 1% podem acessar o Instagram do projeto (@rodadeconversa_1) ou contatar uma das integrantes.

Evento de 2 anos

  • Para o dia 15 de agosto, está sendo organizado um evento em comemoração aos 2 anos do Roda de Conversa 1%. Haverá uma palestra com o autor do livro que inspirou Luana a iniciar o projeto, Gabriel Carneiro Costa.
  • Ele é escritor, palestrante, professor e terapeuta. Será um evento aberto a toda as pessoas que quiserem participar. O local ainda não está definido e também haverá venda de ingressos, que será divulgada no Instagram do projeto.

Por que 1%?

  • O nome Roda de Conversa 1% segue o conceito de que todas as mulheres devem tirar pelo menos 1% do seu dia, o equivalente a 15 minutos, para fazerem algo diferente para si e para se autocuidarem, como por exemplo, passar um batom.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido