Com o tema ‘Senhor, ensina-nos a rezar’, em solidariedade aos atingidos pelas enchentes de maio, a Romaria da Santa Cruz chegou a sua 23ª edição. Conforme dados oficiais, o evento realizado no domingo, 8, reuniu aproximadamente oito mil pessoas de 51 paróquias, provenientes de 40 municípios do território diocesano.
A programação iniciou às 8h30min, com acolhida em frente à Paróquia Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, interior de Santa Cruz do Sul. De lá, os romeiros seguiram em romaria, com a Cruz Redentora e a imagem de Nossa Senhora das Dores até o Seminário São João Batista.
Guiados pela fé e pela religiosidade, os fiéis percorreram cerca de dois quilômetros. Durante a caminhada, cantos como o Hino da Romaria, Peregrinos da Esperança, entre outros, foram entoados, acompanhados de orações. A Santa Missa, celebrada no Altar-monumento, foi presidida pelo administrador apostólico, Dom Aloísio Alberto Dilli, e concelebrada pelo monsenhor Itacir Brassiani, e por dezenas de padres e diáconos que compõem o clero da Diocese de Santa Cruz do Sul.
Após a celebração, foram realizadas apresentações artísticas e a bênção individual da saúde. Tendas de lanches, de ervateira e materiais da Livraria Diocesana e das Pastorais Sociais fizeram parte da infraestrutura montada junto ao seminário. Os romeiros também tiveram à disposição água benta para levar para casa. Às 13h30min ocorreu a benção de envio. O dia foi marcado por momentos de fé, oração, devoção e partilha entre todos os membros da diocese, em um espaço junto à natureza.
Fonte: Pascom Diocese de Santa Cruz do Sul