Visando ampliar o número de usuários que utilizam TAGs de passagem automática, a concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela RSC-287 no trecho que vai de Tabaí a Santa Maria, firmou parceria com a empresa Sem Parar. Desde essa quarta-feira, 15, uma ação junto à praça de pedágio de Venâncio Aires está estimulando o uso da TAG, com isenção de anuidade nos primeiros 12 meses para o usuário que adquirir o chip no local.
De acordo com o Centro de Controle de Operações (CCO) da Rota de Santa Maria, a pista expressa, exclusiva para veículos com TAGs de cobrança automática junto à praça de Venâncio Aires, fica boa parte do tempo ociosa. Enquanto em uma cabine de cobrança manual o fluxo chega a 200 veículos por hora, na pista expressa este número sobe para 1 mil, agilizando o fluxo e diminuindo as filas.
Desde que assumiu a concessão da RSC-287, em 30 de agosto de 2021, a Rota de Santa Maria estima um crescimento da ordem de 6% no uso das TAGs, totalizando cerca de 33% dos usuários, número ainda considerado muito baixo pela empresa. Com relação aos veículos leves (carros), responsáveis por 75% do tráfego da rodovia, a porcentagem é ainda menor, girando em torno de 25%.