A 21ª edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar ocorre na próxima semana, entre os dias 21 e 24 de março. E, novamente, Venâncio Aires estará presente na Expoagro Afubra com agroindústrias familiares. Em 2023, sete empreendimentos da Capital do Chimarrão irão participar: Embutidos Coloniais Tangerinas, Agroindústria de Mel Multiflor, Agroindústria de Vegetais Sabores da Querência, Cutelaria G’Bohn, Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas, Bolachas Tia Leci e Casa do Mel Schwendler.
Como se fosse a primeira vez
Dulce Maria Graef, 51 anos, não é uma novata quando o assunto é Expoagro, já que participa da feira desde 2008. No entanto, na edição de 2023, será a primeira vez como expositora de Venâncio Aires, sua terra natal e, por isso, ela não esconde a sensação de que tudo parece novo. “É como se fosse a primeira vez. A gente se prepara mais, capricha ainda mais, porque a expectativa é grande. Ainda mais que agora não será um espaço dividido. Terá um espaço maior, só para mim”, comentou a empreendedora do segmento de flores e que está entre as sete agroindústrias familiares da Capital do Chimarrão confirmadas no evento.
Até 2021, Dulce mantinha um viveiro na localidade de Malhada, no interior de Passo do Sobrado, município que representou em outras edições de Expoagro. Mas, como também aluga uma floricultura no bairro Aviação desde 2017 e desejava estar mais perto dos pais, resolveu voltar para Venâncio Aires. Assim, houve a mudança para Linha Tangerinas e lá mantém o Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas, onde é auxiliada pelo companheiro, Ilisei Pressler, 57 anos.
Na produção, seu principal carro-chefe são as orquídeas, samambaias e suculentas, dentro das quais cultiva dezenas de variedades. Conforme Dulce, sempre valeu a pena expor na Expoagro e, geralmente, ela comercializa mais de 80% dos itens que leva a Rio Pardo. “Estou com uma grande expectativa, até porque vai retomar para valer depois da pandemia. Acho que os negócios de forma geral vão melhorar muito nessa edição.”