Santa Cruz do Sul sedia 4º Congresso Estadual de Academias de Letras do RS

-

A cidade de Santa Cruz do Sul vai sediar nos dias 22 e 23 de novembro o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul. Na ocasião, são aguardados escritores membros de entidades das mais diversas regiões gaúchas, para uma série de atividades, tendo por sede o auditório do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região (Sindibancários), na rua 7 de Setembro, 489, no Centro. A organização é conjunta da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), sediada em Porto Alegre, e da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc), esta na condição de anfitriã. O lema da edição é “Construindo memória e aproximando distâncias”.

Na programação do evento constam palestras, mesas com exposições de temas diversos, debates e, principalmente, congraçamento. Também haverá lançamentos de livros, entre os quais o volume especial alusivo ao próprio congresso, cuja coordenação e organização coube aos escritores e professores Marli Silveira e Ruben Daniel Méndez Castiglioni. Em 206 páginas, sob o selo da Editora Gazeta, traz artigos especiais e histórico de algumas das principais academias de Letras em atividade no Estado.

A abertura está programada para as 9h de sexta-feira, dia 22, seguindo-se as diversas atividades da programação. Ainda na sexta-feira, à noite, haverá atração cultural aberta ao público em geral, com apresentação de Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a ocorrer na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na rua Venâncio Aires, no Centro. O congresso será concluído no sábado, 23, ao meio-dia, com a divulgação da Carta de Santa Cruz do Sul e com a posse festiva de novas Diretorias, tanto da ARL quanto da Alesc.

Sobre a expectativa da recepção a escritores de todas as regiões gaúchas, a escritora Marli Silveira, da Comissão Organizadora, salienta a importância desse evento para a cidade e a região: “Quando começamos a organizar o 4º Congresso das Academias, pelo menos dois pontos fundamentais orientavam nossa tarefa: o legado das edições anteriores e o desejo de promover a integração das Academias”, enfatiza. “Foi com base nessa tarefa, exigente e ao mesmo tempo necessária, que pautamos a presente edição do Congresso. De um lado, repercutindo a memória como mote do 4º Congresso, não apenas no sentido da celebração da continuidade e de olhar retrospectivo, como vislumbrar o seu trânsito com e no próprio presente, assegurando o caráter implicado do gesto do acontecimento.”

Nesse sentido, ela refere que a organização da primeira edição dos Anais do evento se inscreve como uma das iniciativas que visam apontar caminhos e consolidar a trajetória do Congresso das Academias. “De outro, assegurar os meios e uma programação capaz de constituir canais de cultivo de proximidade literária e acadêmica entre as Academias de Letras. Construir memória e aproximar distâncias, eis os motivos que nos mobilizarão nos dias 22 e 23 de novembro de 2024.”

Posse da nova diretoria ocorrerá durante congresso

Santa Cruz do Sul não será apenas o palco do 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul nos dias 22 e 23 de novembro, mas também abrigará um momento marcante para a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc). Durante o evento, ocorrerá a cerimônia de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Alesc para a gestão 2024/2026, recentemente eleitos em Assembleia Geral.

A eleição da nova gestão foi realizada no dia 28 de setembro de 2024, e os membros eleitos assumirão oficialmente seus cargos no Congresso, em uma celebração que reafirma o compromisso da Alesc com a valorização da cultura literária local e estadual. A presidência será conduzida pela acadêmica Marli Silveira e, no Conselho Fiscal, Romar Rodolfo Beling atuará como presidente.

A presidente eleita, Marli Silveira, expressou gratidão pela oportunidade de liderar a Alesc e reafirmou o compromisso com os objetivos da Academia: “Entre os objetivos precípuos da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, destacam-se o culto às letras, à memória e à literatura. Nossa tarefa, também a partir de parcerias, intercâmbios, pesquisas e projetos, é trabalhar incansavelmente para que a literatura, seus desdobramentos e implicações, seja reconhecida como um bem fundamental da vida das comunidades e condição do e para o desenvolvimento humano”, pontuou Marli.

A posse da nova diretoria ocorrerá ao longo das atividades do congresso, que contará com palestras, debates, e eventos culturais abertos ao público, incluindo a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Esses momentos reforçam o papel integrador do evento e o espírito de congraçamento entre acadêmicos de diversas regiões do estado.

Fonte: AI Academia de Letras de Santa Cruz do Sul

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido