Os cuidados com a saúde bucal começam ainda na infância e é necessário que sigam durante a vida toda. Embora muitas pessoas pensem que as visitas ao dentista acabam após a colocação de uma prótese dentária, a orientação é que permaneçam sendo feitas consultas semestrais, para garantir a saúde bucal.
O cirurgião-dentista Caio Augusto Etges, que é pós-graduando em Implantodontia pela ABCD Centro-Vales, de Lajeado, ressalta que é essencial o acompanhamento do profissional para garantir a saúde bucal e as manutenções da prótese sempre que necessário.
Etges explica que o acesso à informação mudou muito a realidade neste sentido e, de maneira geral, as pessoas já sabem as opções disponíveis, embora o investimento muitas vezes não possa ser viabilizado por todos em razão do custo. “A longevidade é algo que mudou também, as pessoas estão ficando mais velhas e buscam conhecimento das opções disponíveis”, observa.
Os profissionais priorizam todas as formas possíveis para salvar o dente, para a retirada somente em casos onde não há mais o que fazer – a endodontia (tratamento de canal) é extremamente importante nesse processo. No caso de perda, o implante é a melhor alternativa: a estrutura com pino de titânio e coroa de cerâmica deixa a aparência muito próxima de um sorriso natural.
Além disso, o dentista comenta que é muito importante a frequência nas consultas e não somente quando há algum problema, para que possa ser feita profilaxia (limpeza) e/ou exame de imagem. Quanto maior a prevenção, maior o sucesso. Ele enfatiza que os idosos precisam desse acompanhamento e é preciso que familiares fiquem atentos para dar o suporte necessário.
Quando o paciente vai ao consultório odontológico, é de praxe que seja feita a anamnese, que é um exame clínico para pesquisar todo o histórico do paciente. No momento, são listadas todas as medicações que o paciente toma, principalmente se é para osteoporose, se tem diabetes e alergia a algum medicamento. “A anamnese é o que dá segurança para realizar os procedimentos”, comenta.
“O paciente precisa consultar a cada seis meses porque a odontologia é saúde bucal de modo geral. Nós não avaliamos somente o que é considerado estético, avaliamos a saúde para evitar outros problemas.”
CAIO AUGUSTO ETGES
Cirurgião-dentista
Cuidados diários
O cirurgião-dentista alerta que as próteses têm um tempo de validade de 10 a 15 anos, dependendo do paciente, e isso também justifica o controle das estruturas nas consultas odontológicas. “O que acontece é que as pessoas procuram, muitas vezes, só quando a prótese quebra, mas existe um desgaste com o tempo de uso”, afirma.
A recomendação é que a limpeza da prótese seja feita com sabão neutro e retirada para dormir. Hoje em dia, há próteses de diferentes tipos, com modelos com uma cor de gengiva próxima da natural. “Muitas vezes, as próteses devolvem a autoestima ao paciente e isso é muito importante”, reforça. Muito além de estética, os dentes interferem na mastigação e na fala.