Mais um ano letivo está se encaminhando para o fim e com a chegada dos meses de novembro e dezembro começa a organização para o próximo período de aulas. Por isso, nesta semana, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Mato Leitão divulgou os prazos para 2025, envolvendo as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Santo Antônio de Pádua e Ireno Bohn e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga.
A primeira etapa inicia na próxima segunda-feira, 18, e segue até a sexta-feira, 22. Neste período, serão realizadas as inscrições de interesse de vagas para o ano letivo de 2025. O atendimento será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na secretaria de cada escola da rede municipal.
Na semana seguinte, inicia a fase de rematrículas, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro. O horário de atendimento também será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para essa etapa, é preciso atualizar alguns documentos: comprovante de endereço onde a criança reside (do pai, mãe ou responsável legal), lembrando que deve ser residente em Mato Leitão; número de telefone; e comprovante vacinal emitido pelo posto de saúde.
A Secretaria de Educação lembra que a rematrícula é obrigatória para a confirmação da vaga em 2025. A pasta também destaca que a inscrição não garantirá a vaga nas instituições de ensino. Conforme o órgão municipal, as vagas serão preenchidas levando em conta a ordem de inscrição e a apresentação da documentação necessária.
Por fim, a realização de matrículas novas ocorrerá nos dias 18, 19, 20, 23, 26 e 27 de dezembro, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, também em cada instituição de ensino do Município. O atual ano letivo encerra em 17 de dezembro. No momento, a rede municipal de ensino tem 579 estudantes matriculados. São 261 na Emef Santo Antônio de Pádua, 212 na Emei Vó Olga e 106 na Emef Ireno Bohn.
Alfabetização
- O Governo Federal retomou em setembro o programa Brasil Alfabetizado e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Mato Leitão está fazendo o levantamento de pessoas que tenham interesse em participar da iniciativa. As inscrições são para turmas de alfabetização de pessoas com idade a partir de 15 anos.
- Os documentos necessários para fazer a manifestação de interesse são CPF, RG, comprovante de residência, telefone e indicação da preferência de turno para aula. As agentes comunitárias de saúde auxiliarão no levantamento.
Documentos necessários para a inscrição de alunos novos
- Certidão de nascimento
- Comprovante de endereço onde a criança reside (do pai, mãe ou responsável legal). É necessário ser residente em Mato Leitão
- Comprovante de trabalho atualizado (Carteira de Trabalho, contracheque, contrato de trabalho, bloco de Produtor Rural ou comprovante de trabalho autônomo), dos pais/responsáveis
- Carteira de vacinação
- Cartão do SUS e Cadastro ESF da criança (micro área e família) do município de Mato Leitão
- 1 foto 3X4
- Número NIS (Bolsa Família), caso tenha
- CPF e RG dos pais/responsáveis
- CPF e RG da criança
- Comprovante vacinal emitido pelo posto de saúde