Responsável pelo projeto de reforma da sede própria da Liga de Combate ao Câncer, a arquiteta Cláudia Heinen Silberschlag explica que o local passou por melhorias no forro e no piso, além de ter recebido divisórias de salas conforme as necessidades da entidade.
“Buscamos fazer um lugar confortável para os pacientes assistidos e as voluntárias. Por isso, utilizamos uma iluminação mais quente e cores mais agradáveis nas paredes, sem muito branco ou tons claros. Nossa intenção foi criar um local que não remetesse a um espaço médico, mas sim a um espaço de conforto e abraço. O piso amadeirado também foi fundamental para gerar esse acolhimento”, menciona. A execução do projeto levou quatro meses.
A sede conta com duas salas para atendimentos, recepção, sala de reuniões, espaço para depósito de materiais e documentos e um para doações de alimentos e objetos, um banheiro acessível e um de uso interno e copa para uso interno. “Antes era uma grande dificuldade não ter um depósito específico para os alimentos, porque essas doações dão volume. Agora, conseguimos fazer um layout para que esse espaço ficasse logo na entrada”, comenta Cláudia, que também é voluntária da entidade.
Em relação à localização da sede, a presidente da Liga Claudia Becker destaca que se trata de um ponto central. “Buscávamos um lugar acessível, perto do hospital, de centros clínicos e de pontos de ônibus. Foi algo muito estudado”, afirma.
Parceiros da reforma
• Arquiteta Cláudia Heinen Silberschlag, Almeida Pinturas, Alutemper Distribuidora, ARK Impressão Digital, Centro de Pinturas, Condusvale, Conecta Móveis Sob Medida, Dimetal, Dos Vales Mármores e Granitos, JR Hidráulica, Móveis Gottems, Persikap, Queiroz Materiais de Construção, Rui Sopran e Simon Materiais de Construção.