Esta manhã foi movimentada na sala de reuniões da Prefeitura, com a visita da comitiva de representantes de estados nordestinos. O objetivo das lideranças é conhecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para aplicar estratégias semelhantes nos seus estados e criar uma espécie de mercado livre para os produtos de origem animal oriundos das agroindústrias da região. A ideia é implantar um sistema unificado para todo o Nordeste brasileiro, por meio de um consórcio, e usar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS) como exemplo.
Venâncio Aires e Bento Gonçalves foram as cidades escolhidas como referência no estado para que a comitiva conheça o funcionamento de serviços municipais de inspeção e sistemas de equivalência. O coordenador e médico veterinário do SIM, Daniel Terra Leite, preparou uma apresentação técnica aos visitantes e tirou dúvidas dos nordestinos. Durante a agenda, foram destacados planejamentos, projetos, estruturas e serviços de inspeção do SIM e Leite ressaltou que é importante a parte sanitária andar lado a lado com a legislação ambiental, ou seja, não pode ser esquecida. “Precisamos estar presentes não só na hora de autuar e aplicar penalidades. Temos todo um acompanhamento com orientações”, afirmou.
A médica veterinária do SIM, Stela Mari Meneghello Gheller, também participou do momento e evidenciou exemplos locais de frigoríficos, matadouros e agroindústrias familiares. O proprietário da agroindústria Agroleite, Rodrigo Angnes, teve uma participação para explicar sobre a empresa, seu funcionamento, rotina de produção e limpeza aos visitantes. “Sempre temos uma conversa bem franca e de bom senso entre nós, produtores, e o pessoal da inspeção. Assim, eles nos ajudam a crescer”, declarou Angnes.
Referência
Um dos visitantes foi o secretário da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, que é também coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. “Venâncio foi uma indicação do Estado do Rio Grande do Sul como uma referência no uso do Susaf/RS. Viemos entender esse processo e levar as boas experiências e práticas aos nossos estados”, reforçou.
Lima destacou que a viagem é uma missão técnica e de estratégia e, após, cada estado participante deverá apresentar na Assembleia Legislativa uma lei estadual específica que será usada para criar uma espécie de Susaf Nordeste, com base nos aprendizados de Venâncio Aires. Na tarde de ontem, o grupo ainda visitou três agroindústrias locais. A comitiva está no Sul desde domingo, 28, quando visitaram a 45ª Expointer. Amanhã eles se deslocam para o município de Bento Gonçalves.
- 20 é o número de integrantes da comitiva, que é formada por secretários estaduais do Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de coordenadores da Bahia e de Alagoas.