Ocorre na próxima semana, no dia 11 de outubro, o seminário ‘Recuperação de matas ciliares e áreas degradadas pós-enchentes’. O momento é organizado pela Prefeitura de Venâncio Aires, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari. O evento conta com 120 vagas, no entanto somente 20 ainda estão disponíveis aos interessados.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas por um formulário do Google, que pode ser solicitado pelo WhatsApp (51) 99312-0134, até a próxima quinta-feira, dia 10 de outubro. De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Carin Gomes, a expectativa é de que haverá participação de muitos técnicos de prefeituras da região dos vales do Rio Pardo e Taquari, em virtude da importância da temática para a recuperação das áreas que foram degradadas. O encontro acontecerá no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).
Entre as 100 pessoas já inscritas estão 63 estudantes e professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professora Odila Rosa Scherer e Dois Irmãos. O seminário visa discutir, avaliar e projetar ações que contribuam para a recuperação e preservação de áreas, especialmente as que foram destruídas ou comprometidas pelos extremos eventos climáticos do último ano.
A proposta da programação inclui apresentação de imagens dos estragos causados pelas enchentes e deslizamentos de terra, além de oportunizar o repasse de informações técnicas por parte de profissionais, promover discussões e questionamentos da comunidade e sugerir propostas e uma agenda de ações a serem executadas nas áreas atingidas.
Palestrantes
- Priscila Pacheco Mariani – Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciência do Solo pela UFRGS e graduada em Engenharia Ambiental.
- Matheus Degrandi Gazzola – Doutorando em Engenharia Florestal pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
- Elisete Maria de Freitas – Bióloga, doutora em Botânica e professora na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no PPGBiotec.
- Cleberton Bianchini – Engenheiro ambiental da Univates/Movimento Pró-Matas Ciliares/DuoTeb Engenharia.