Vencedor de quatro dos últimos cinco pleitos em Venâncio Aires, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) vem se notabilizando por consolidar e renovar suas lideranças, o que torna a legenda a maior e mais forte da Capital Nacional do Chimarrão. Desde que Airton Artus se elegeu para comandar a Prefeitura pela primeira vez, em 2008 – após quatro anos como vice de Almedo Dettenborn (MDB) -, o PDT só esteve distante do Executivo entre 2017 e 2020, quando Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (na época, no PTB, e hoje no Podemos), que venceram as eleições de 2016, administraram. Na oportunidade, o PDT foi de chapa pura, com Jarbas da Rosa e Isabel Oestreich, dupla superada por 254 votos pelos eleitos.
Nas eleições seguintes, os brizolistas se impuseram. Primeiro, em 2020, Jarbas da Rosa, com Izaura Landim (MDB) como parceira, deu o troco em Giovane Wickert, superando o adversário por 8.397 votos. Dois anos depois, o partido viu o seu maior expoente, Airton Artus, ficar como suplente na corrida para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Mas, o que inicialmente foi frustração, se tornou motivo de alegria e comemoração. Com a entrada do PDT no governo Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB), Gilmar Sossella, um dos quatro eleitos da sigla, foi chamado para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e, consequentemente, Artus assumiu a cadeira no Palácio Farroupilha. Lá está desde 31 de janeiro de 2023, e adianta: “A deputado eu sou pré-candidato para 2026”.
Mas, para que o partido completasse com êxito sua jornada recente na política, faltava a reeleição de Jarbas. Não falta mais. No último domingo, dia 6 de outubro, ele superou os adversários, mais uma vez ao lado de Izaura, e garantiu mais quatro anos à frente do Município. Ou seja, além de o PDT seguir governando Venâncio Aires, dará oportunidade para que os seus quadros, tanto políticos quanto técnicos, possam se capacitar e absorver ainda mais conhecimento no que se refere aos atos administrativos. “O PDT deu certo justamente por isso. A gente não forma apenas quadros políticos, para que concorram aos cargos eletivos, mas também os técnicos, para que possam administrar, para que o prefeito tenha o suporte que precisa. E dentro do partido há o entendimento de que todos são importantes”, diz Artus.
Fila anda
E se engana quem pensa que, com a Prefeitura garantida por mais uma gestão, o PDT vai parar com os planos para o futuro. No dia seguinte à reeleição de Jarbas, Artus e o vereador Tiago Quintana – pela segunda vez consecutiva o mais votado para a Câmara de Venâncio Aires – posaram juntos, no Gabinete do Prefeito: Jarbas sentado na sua cadeira, com Artus e Quintana de pé, atrás do chefe do Executivo, praticamente mandando o recado de que o parlamentar é o próximo da fila para a eleição majoritária de 2028.
Perguntado a respeito da foto e da necessidade de sucessão, o deputado estadual venâncio-airense não titubeou: “O Tiago é uma grande liderança. Já esteve na Prefeitura [foi secretário de Governo e chefe de gabinete, ambas experiências em mandatos de Artus, e secretário de Saúde, na gestão de Jarbas] e pode aspirar qualquer cargo, tanto na política local quanto estadual. Mas é importante dizer que o PDT tem vários outros integrantes com capacidade e este é um cenário que permanece em aberto por mais tempo”.
Para Jarbas, a ascensão de Tiago Quintana é inegável e, com o desempenho deste pleito, é natural que o nome do vereador, que vai para o terceiro mandato consecutivo, seja desde já apontado como opção para daqui a quatro anos. “É um dos grandes quadros do PDT. Também já foi presidente da Câmara e, talvez seja de novo. Tem todo um caminho para percorrer, mas é natural que o ele seja cotado”, comenta. O prefeito reeleito, no entanto, concorda com Artus no que diz repeito aos outros integrantes da legenda. “Vivemos em uma democracia e respeitamos o desejo dos demais colegas de partido. As oportunidades são para todos. Perto da eleição é que se define quem concorre”, diz ele. Sobre a possibilidade de aproveitamento de Quintana no primeiro escalão a partir do ano que vem, Jarbas despista: “Ainda analisando”.
Firmeza no propósito
Mas, e o que pensa Tiago Quintana? “Desejo, sim, ser prefeito um dia. Porém, sei que há momento certo para este debate. Agora, meu único objetivo é seguir trabalhando para a população”, comenta o parlamentar. Ele também menciona que sabe da qualidade e condição de vários outros pedetistas, contudo reforça que se sente preparado para a oportunidade, caso ela se concretiza. “Sempre que sou perguntado, seja pelos eleitores ou jornalistas, digo que tenho este sonho, que estou buscando qualificação e me preparando para isso. Minha intenção é mostrar firmeza no propósito, sim que isso soe como arrogância”, afirma.
Quintana salienta que ainda não conversou com os vereadores governistas eleitos a respeito da composição da Mesa Diretora da Câmara para 2025, primeiro ano da próxima legislatura. Porém, sabe que o fato de ter sido o mais votado no pleito o coloca em posição de destaque para assumir a presidência mais uma vez. Ao mesmo tempo que projeta seu futuro como vereador, ele não esconde que está à disposição do prefeito reeleito, Jarbas da Rosa, para eventual desafio no Executivo. Isso ficou claro quando os dois se encontraram no diretório do PDT, logo após o resultado das eleições, e Quintana mandou o recado: “Somos duas pessoas humildes que vieram do Barro Branco. Onde me quiser, estarei contigo”.
“Fico lisonjeado em ter o nome cogitado, mas quero salientar que sou trabalhista e fiel ao grupo e ao que ele decidir. No momento, meu propósito é focar no terceiro mandato como vereador. Quero lutar, principalmente, pela causa do autismo. Vou trabalhar para que seja construída uma nova sede para o atendimento das crianças e das famílias.”
TIAGO QUINTANA
Vereador reeleito pelo PDT