Um inglês no nosso português

-

O inglês está cada vez mais introduzido no vocabulário brasileiro. É possível encontrar muitas palavras estrangeiras usadas com frequência nos diálogos entre as pessoas. Seja como gíria, para falar o nome de alguma plataforma da internet ou simplesmente para dar um ‘ok’, a língua inglesa está presente, só que muitas vezes usada de forma inadequada.

Coordenador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o professor doutor Carlos Ayres afirma que hoje não se fala em uma língua ‘pura’, um único inglês. Ele relata que há uma apropriação global do inglês, que passa a ser vista com uma língua franca. “Mais do que se preocupar com uma ou outra palavra, o importante é desenvolver a competência comunicativa. Lógico que sempre buscando compreender os usos de determinadas expressões e vocábulos que podem produzir sentidos diferentes dos que desejamos”, explica. O professor alerta para os falsos cognatos, palavras que não possuem o mesmo significado, prejudicam o sentido ou inviabilizam a comunicação.

Ayres ressalta que a melhor opção é procurar centros de idiomas que tenham uma abordagem que trata a língua e cultura como realidade dinâmica e independente. “Não há como pensar a aquisição de uma língua sem um mergulho efetivo na cultura que a identifica e transforma”, defende.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido