É neste sábado, 25, às 19h, que 18 novos técnicos em Agropecuária serão diplomados após concluir o curso na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires. A cerimônia da turma de ‘número um’ ocorrerá no Auditório Central da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Esta é a primeira turma do curso a se formar, desde que passou a ser oferecido, em agosto de 2022.
O coordenador do curso, Alberto Evangelho Pinheiro, afirma que o sentimento é de satisfação, e que grande parte dos formados já estão inseridos no mercado de trabalho. Engenheiro agrônomo e mestre em Educação Ambiental, ele que está à frente do curso desde março de 2024, dando continuidade ao trabalho iniciado pela professora Marina Frey.
Pinheiro explica que o curso abrange diversos temas fundamentais para as diversas áreas de atuação. Há disciplinas voltadas para o manejo de solo, produção animal, produção vegetal, elaboração de projetos e uso de tecnologias digitais que auxiliam no trabalho técnico. Também são abordados beneficiamento de produtos e agroindustrialização da produção, irrigação, mecanização agrícola, construções agrícolas, empreendedorismo, cooperativismo, zootecnia, nutrição animal, entre tantas outras. “O estudante formado sai com habilidades, como por exemplo, para recomendar calagem, adubação e uso sustentável do solo na agricultura. É um curso bastante completo.”
“Fico feliz por fazer parte desse momento e poder ter contribuído com parte da formação desses estudantes, junto a um grupo tão dedicado e competente de professores e colaboradores da Unisc, uma instituição reconhecida pelo serviço que presta à comunidade.”
ALBERTO EVANGELHO PINHEIRO
Coordenador do curso técnico em Agropecuária

Formandos
- Adriano Henn
- Alessandra Mattei Rodrigues
- Anderson Vianna Pedreira
- Angélica Alice da Silva
- Beatriz Inês Agnes
- Bruno Josué da Silva
- Cíntia Mendes
- Ezequiel Lopes de Mello
- Fabiano Mendonça Mallmann
- Fernanda Andréa Schaefer
- Gabriel Augusto da Silva
- Larissa Maisa Weiss
- Luana Beatriz Siebeneichler
- Maurício Luís Schuster
- Natan Ferreira
- Rafael Sprandel
- Stéfani Inês Rosa
- Thais Pereira Acosta
Pioneira
Larissa Maisa Weiss, 22 anos, se sente honrada em ser uma das formandas da primeira turma do curso. “Sinto que estou fazendo parte de algo pioneiro, o que me inspira a contribuir de forma significativa.” Ela, que é moradora da localidade de Quarta Linha Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, diz ter escolhido o curso pois, além de crescer na lida do campo, também sempre teve o sonho de estudar algo relacionado ao agro. Assim, viu no técnico em Agropecuária muitas possibilidades de emprego.
Enquanto está na contagem regressiva para a formatura, Larissa inicia, nesta semana, em um novo emprego, no cargo de comprador de tabaco júnior, em uma empresa tabacaleira. “Meu objetivo é aplicar meus conhecimentos como técnica em Agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo”, afirma. Ela avalia o curso como uma experiência positiva, já que proporcionou conhecimentos essenciais para a área.

Sobre o curso e inscrições
1 O curso técnico em Agropecuária tem duração de dois anos e meio, dividido em cinco semestres, sendo os quatro primeiros de aulas teóricas e práticas em 26 disciplinas de formação técnica.
2 No último semestre é realizado o estágio curricular.
3 As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a quinta-feira, com eventuais agendas para os sábados na parte da manhã, que correspondem a práticas que requerem a realização durante o dia e podem ser feitas tanto no campus da Unisc quanto em forma de visitas à empresas e propriedades rurais. As sextas-feiras são reservadas para estudos dirigidos e atividades das disciplinas, de forma remota.
4 Atualmente são cerca de 50 alunos matriculados.
5 Desde o início do curso já ingressaram três turmas, e atualmente estão abertas as inscrições, até o dia 25 de fevereiro, para a turma de número quatro, que tem o início das aulas marcado para o dia 5 de março.
6 As inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do campus ou através do site da Unisc. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7327, do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), e 3741-7842, da Unisc campus Venâncio Aires.
7 O curso pode ser feito de forma concomitante ao Ensino Médio.
Professores com atuação prática
O curso conta, hoje, com 10 professores. O coordenador, Alberto Evangelho Pinheiro, explica que todos os docentes atuam profissionalmente em áreas afins com a formação de técnico em Agropecuária. “As formações, aliadas à experiência profissional desses professores, agregam muita qualidade para o curso. Temos professores que atuam em grandes cooperativas ligadas a produção e beneficiamento de suínos e leite, outros ligados às empresas que prestam assistência técnica na produção de grandes culturas; que atuam em instituições que trabalham com crédito rural, e alguns que atuam com extensão rural pública, entre outras áreas”, exemplifica Pinheiro, que atua como extensionista rural na Emater-RS/Ascar de Vera Cruz desde 2016.
O começo de um legado em construção
O coordenador administrativo da Unisc de Venâncio Aires, Everton Feix, destaca que ver a primeira turma concluindo o curso de Agropecuária é a concretização do projeto que começou há dois anos e meio. “Cada aluno representa uma história de dedicação, esforço e superação, e saber que contribuímos para a formação de profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho nos enche de satisfação.”
Ele menciona ser gratificante pensar no impacto positivo que esses novos profissionais terão em suas comunidades e no setor em que atuarão. “Formar a primeira turma é apenas o começo de um legado que esperamos continuar construindo”, considera.
Para o futuro do curso, Feix evidencia que o objetivo da equipe é o consolidar como uma referência na formação de profissionais qualificados para o setor. “Sabemos que, no futuro, após algumas ofertas consecutivas, pode acontecer de não formarmos uma nova turma, e entendemos que isso faz parte do ciclo natural de um curso.” No entanto, a expectativa é de dar início à quarta turma, neste semestre. Como estratégias para a manutenção do curso ele cita a atualização do currículo e o investimento em parcerias com empresas do setor.
O coordenador do campus ressalta que o curso está cobrindo uma demanda significativa na região, já que o setor agropecuário é uma das principais atividades econômicas locais, e há uma necessidade constante de profissionais qualificados que possam implementar práticas sustentáveis e inovadoras. Ele reforça a confiança da equipe que, ao oferecer uma formação técnica de qualidade, ajuda a suprir essa demanda, impulsionar a economia e preparar alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado.