Por Júlia Brandenburg e Taís Fortes
A manhã de terça-feira, 25, foi marcada por momentos importantes no Parque de Exposições de Rincão del Rey, em Rio Pardo. Em clima de comemoração pelos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), celebrados no dia 21 deste mês, foi aberta oficialmente a 23ª edição da Expoagro Afubra, considerada a maior feira da agricultura familiar do Brasil.
A feira segue até sexta-feira, 28, e ao longo dos dias de exposição, os visitantes poderão conhecer lavouras demonstrativas, conhecer os pavilhões com exposição de animais, além das agroindústrias familiares e dos estandes de implementos agrícolas. Com entrada gratuita, o Parque de Exposições permanece aberto das 8h às 18h.
O Pavilhão da Agricultura Familiar, localizado logo após a entrada do parque, recebe anualmente diversos visitantes. O espaço tem 3.480 metros quadrados e, neste ano, conta com a participação de 216 empreendimentos agroindustriais, provenientes de 89 municípios do Rio Grande do Sul. No local, o município de Venâncio Aires está representado por cinco agroindústrias: Casa do Mel Schwendler, Bolachas da Tia Leci, Embutidos Coloniais Tangerinas, Cutelaria G’ Bohn e Viveiro Chácara das Orquídeas.
A Bolachas da Tia Leci, de Linha Maria Madalena, no interior do município, marca presença na exposição há 15 anos. Conforme o expositor Marnei Becker, as vendas na Expoagro superam as expectativas a cada edição. Para Becker, que participa das principais feiras da região e estará presente na Fenachim – que ocorre em maio deste ano, na Capital do Chimarrão -, as exposições são uma oportunidade para que pessoas de outros municípios conheçam a marca de bolachas caseiras da família.

Outro ponto importante da Expoagro é o espaço destinado às exposições de empresas, no qual estão representadas as empresas venâncio-airenses: Rovler Equipamentos, Venax, Wilpa Equipamentos para Silos, Multmec Manutenção Industrial e Di Campo. A empresa Venax Eletrodomésticos estava representada na terça-feira, 25, pelo colaborador da área comercial, Fernando Marth, que há 17 anos atua na empresa, sendo que, há oito anos, comparece à Expoagro para expor os produtos da marca. Neste ano, entre os itens da linha de produção, a ênfase na feira está nos fogões a lenha com chapas de vidro. “Ainda é uma novidade para as pessoas, mas percebemos que o interesse aumenta a cada ano. A chapa de vidro dá mais praticidade para a limpeza do fogão, esse é o diferencial”, conta.

Além disso, também estão sendo expostos fogões a gás, churrasqueiras a gás, calefatores a lenha, cervejeiras, churrasqueiras parrilla, entre outros produtos. Marth avalia a Expoagro como uma oportunidade para divulgar os produtos, visto que as expectativas são sempre positivas e o movimento de visitantes é grande.
Representatividade
Em entrevista à Rádio Terra FM, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, salientou a importância da Expoagro para divulgar as potencialidades do município e enfatizou a representatividade do evento. “A Expoagro é uma referência para conhecer novas culturas e novos trabalhos que estão sendo realizados para o fortalecimento da agricultura”, disse.
O chefe do Executivo também falou sobre a presença da agricultura familiar na Capital do Chimarrão. “Venâncio Aires, com sete mil famílias produtoras e cinco mil pequenas propriedades, tem essa agricultura familiar muito forte. Claro que o nosso carro-chefe continua sendo o tabaco, mas o trabalho que estamos fazendo na diversificação rural é importante e vem para agregar”, defendeu.
Jarbas ainda enalteceu que a Expoagro é uma vitrine para mostrar o que Venâncio Aires tem a oferecer aos visitantes. “Estamos muito felizes porque entendemos que a divulgação do município através da Expoagro é fundamental, visto que passam milhares de pessoas todos os dias [pelo parque de exposições]”, relatou.
Escola do Chimarrão
• A Escola do Chimarrão também divulga o nome de Venâncio Aires na Expoagro Afubra. Segundo o diretor-executivo, Luís Fernando Rodrigues, é sempre uma alegria representar a Capital do Chimarrão em municípios vizinhos e em cidades distantes de todo o Rio Grande do Sul. “Temos muito orgulho de sermos a embaixada de Venâncio fora do município”, destacou, em entrevista à Rádio Terra FM.

• No espaço, situado bem na entrada do parque de exposições, é realizado um trabalho de atendimento ao público, oferta de água quente e o preparo do chimarrão, além de serem esclarecidas dúvidas e curiosidades sobre a bebida típica dos gaúchos.
• A Escola do Chimarrão também auxilia os expositores, que muitas vezes não conseguem ter água quente nos estandes ou mesmo tempo para preparar o chimarrão, e funciona como um local destinado ao acolhimento dos visitantes, que muitas vezes aproveitam o local para aguardar o ônibus para voltar às suas localidades.
• “O espaço que foi montado pela Expoagro para a Escola do Chimarrão também nos deixa muito felizes porque é amplo, com bastante visibilidade, e as pessoas nos identificam de longe para poder fazer um chimarrão e conseguirem descansar. A nossa alegria é poder reencontrar e conquistar novos amigos através dessa bebida fraterna que é o chimarrão”, enfatizou.