No dia que completou um ano que o Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso de Covid-19, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou que decretará lockdown no próximo sábado, 13, e domingo, 14. Este será o terceiro fim de semana consecutivo que o Município adotará restrições de atendimentos e de circulação de pessoas para frear a disseminação da Covid-19. O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira, 10, em transmissão ao vivo, pelas redes sociais. O lockdown iniciará às 5h deste sábado e se estenderá até as 5h de segunda-feira, 15.
“A situação é dramática em todo Rio Grande do Sul e a situação não é diferente em Venâncio e na região. O hospital ainda está em uma situação dramática”, disse. Segundo ele, nessa quarta-feira, quatro pacientes em ventilação mecânica aguardam leitos de UTI no HSSM.
Fiscalização
Conforme o chefe do Executivo, com apoio do Ministério Público e órgãos de segurança, a fiscalização da Prefeitura será focada na orientação, tanto dos estabelecimentos comerciais quanto das indústrias. “Nosso objetivo não é multar, é salvar vidas. Para isso, é só obedecer as leis, é só seguir o decreto do Governo do Estado”, frisou.
Citou que existem mobilizações para que o Estado revise algumas regras e atividades sejam flexibilizadas. “Estamos trabalhando para que o comércio e a indústria possam operar com segurança. Enquanto isso, temos que fazer nosso papel, que é orientar e fiscalizar”, anunciou.