Na semana passada o Governo Federal fez a entrega de 789 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para 559 cidades, entre elas, no Rio Grande do Sul, Venâncio Aires foi contemplada com uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA), que vai substituir a ambulância já existente. O custo do veículo é de R$ 289 mil, e foi adquirido com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
No Estado, foram 111 novas ambulâncias para 98 municípios. A meta do Governo Federal é que em 2025 o Sistema Único de Saúde (SUS) não tenha veículos com mais de cinco anos de uso. Em 2023, o Samu tinha veículos de até 15 anos de uso e o objetivo é renovar toda a frota e universalizar o acesso ao serviço até o fim de 2026.
Atualmente o Samu de Venâncio Aires, segundo a coordenadora da base local, enfermeira Patrícia Mello da Silveira, tem duas ambulâncias sendo que uma delas, a de suporte avançado, será substituída. O prazo é de 30 dias para retirada do veículo. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires ainda está sendo organizada a logística de busca da ambulância.