
Ocorre neste sábado, 22, a 18ª edição do movimento regional Viva o Taquari-Antas Vivo, voltado à preservação do rio Taquari-Antas. A ação ocorre de forma simultânea nos municípios de Venâncio Aires, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Bom Retiro do Sul.
Em Venâncio Aires, a exemplo do ano passado, as atividades serão realizadas no arroio Castelhano, principal afluente do Taquari, no município. A programação, organizada por voluntários, ocorre das 7h30min às 11h30min, com concentração na academia ao ar livre, no Acesso Grão-Pará.
A educadora ambiental e integrante da comissão organizadora, Norma Barden, observa que a programação é uma oportunidade para gerar um novo olhar sobre o Castelhano e a importância dele para o município. “Muitos ainda têm dificuldade de entender a necessidade de cuidar do meio ambiente e que toda interferência humana no ciclo natural gera consequências”, ressalta, ao lembrar que o arroio é a principal fonte de água de Venâncio Aires, tanto para consumo quanto para limpeza, para atividades empresariais e lazer.
A bióloga Patrícia Renz também é uma das voluntárias na organização do evento. Ela destaca que, além da tradicional coleta de resíduos nas margens do Castelhano, serão realizadas atividades de educação ambiental, por meio das quais a população poderá conhecer mais sobre o arroio e a importância da mata ciliar. “Uma das atividades será uma trilha explicativa onde será abordado sobre as espécies que se encontram naquele local, indicadas para aquele tipo de ambiente”, adianta.

Também ocorrerá uma oficina de semeadura e o plantio de sarandi (árvore nativa indicada para margens do arroio), por meio de estaquias. “É uma espécie que tolera inundação, é flexível e suporta a umidade. Consequentemente, no caso de uma inundação, ela acaba cedendo com o movimento da água. Não gera muitos transtornos, porque não ocorre a quebra de galhos”, explica, ao ressaltar a importância da mata ciliar para a proteção do arroio. Ela reforça o convite para que pessoas de todas as idades se somem ao movimento e participem da programação. “Será uma atividade de extrema importância e uma manhã de inúmeros conhecimentos.”
Participação
Entre os voluntários envolvidos na mobilização do Viva o Taquari Antas-Vivo estão representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Conselho de Meio Ambiente, Comitê das Nascentes de Venâncio Aires, Serviço Social do Comércio (Sesc), clubes de serviço, Corpo de Bombeiros, Corsan, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Câmara de Vereadores, Movimento Pró-matas Ciliares do Vale do Taquari, Paróquia São Sebastião Mártir, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Folha do Mate e Terra FM, além de demais empresas e entidades. Por conta da enchente do arroio Castelhano, que afetou a parte baixa da cidade, é reforçado o convite para que a comunidade ‘vizinha’ do arroio Castelhano participe da ação.
“O objetivo é aproximar a comunidade, gerando um novo olhar para o arroio Castelhano, para conhecer e entender a dinâmica do arroio, que ocorre pelo município, desde a nascente, em Linha Datas, até desaguar no rio Taquari, e que é o principal fornecedor de água para consumo, para limpeza e para mover a economia de Venâncio Aires.”
NORMA BARDEN
Educadora ambiental e voluntária do movimento Viva o Taquari-Antas Vivo
1,6 tonelada – de lixo foi recolhida, em Venâncio Aires, no ano passado, durante a ação do Viva o Taquari-Antas Vivo, que mobilizou em torno de 100 voluntários. Todos os resíduos coletados são separados e encaminhados à destinação correta.
Atividades na Escola Odila
Como preparação para o movimento Viva o Taquari-Antas Vivo, nesta quinta-feira, 20, serão realizadas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União. As ações serão realizadas por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, voluntário e da Folha do Mate e Terra FM, por meio do projeto Responsabilidade Ambiental.