A força da mãe empreendedora: Patrícia Alexandra da Silva

-

As experiências vividas como mãe motivaram a pedagoga Patrícia Alexandra da Silva, 46 anos, a investir em um novo negócio. Mãe de Eduardo, 23 anos, Adine, 13, e Yago, 11, ela conta que teve muita dificuldade quando o primogênito ainda era criança, por precisar trabalhar e não ter com quem deixá-lo. “Surgiu a ideia em empreender para ter um espaço pedagógico onde as mães poderiam deixar seus filhos no turno oposto da escola para trabalhar”, explica.

Em junho, o Espaço Pedagógico Arte do Saber completa dois anos de atividades. Patrícia também trabalha no setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires. Para conseguir desenvolvem as atividades diárias no Arte do Saber, conta com a equipe formada pelas professoras Grasiela, Vitória, Franciele, Pamela e a cozinheira Lisane.
Além disso, ela tem o auxílio dos filhos nas oficinas pedagógicas realizadas no local. “Ter meus filhos foi muito importante na minha decisão, pois eles me incentivam muito. Também tenho o apoio do meu marido Marcos Ribeiro a cada decisão para inovação do turno oposto”, enfatiza.

Dificuldades

A empreendedora relata que, no início do negócio, teve muita dificuldade. “O começo foi muito difícil, acredito que, por ser um negócio de família negra, a aceitação foi árdua, senti na pele isso. Mas sempre ensinei aos meus filhos a nunca desistir dos seus sonhos, erguer a cabeça, acreditar e seguir em frente”, reforça.

Em virtude da pandemia, o espaço ficou fechado por seis meses no ano passado e mais dois meses em 2021. “Foi mais uma luta, com fé para não desistir”, ressalta. Patrícia acrescenta que o apoio da família e da equipe de trabalho é essencial para enfrentar todos os desafios. “A equipe é maravilhosa e as crianças dão vida ao turno oposto. Cada olhar e sorriso é gratificante e significa que fiz a escolha certa com o empreendimento.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes