Ocorreu na manhã de hoje no auditório da Secretaria de Educação, a entrega dos títulos de Guardiões Ambientais para alunos de cinco escolas municipais: Cidade Nova, São Judas Tadeu, José Duarte de Macedo, Alfredo Scherer e Dois Irmãos. Estiveram presente, autoridades municipais, professores e alunos.
O projeto ‘Guardiões Ambientais’ desenvolvidos desde agosto nas escolas tem o objetivo de cuidar do meio ambiente e torná-lo ainda melhor. Segundo a assessora da secretaria do Meio Ambiente e bióloga, Gabriela Graef, os guardiões tem o objetivo de formar uma consciência crítica sobre as questões ambientais. “Aplicar atitudes construtivas na preservação do meio ambiente no bairro onde mora e a nível municipal”, salienta.
Como principais objetivos, a iniciativa tem a fiscalização e auxílio na separação do lixo, construção de composteiras, hortas, jardins e pátios, criar uma postura crítica diante de atitudes que prejudiquem o meio ambiente, policiar pessoas que joguem lixo no chão, ou, queimem lixo ou arranquem árvores sem autorização. “Eu acho que temos que levar essa ideia de mudança para a escola, de separar corretamente o lixo e o lixo reciclável tentar vender, fazer a compostagem do lixo orgânico. Essa é nossa intenção, por isso que nos estamos aqui, vamos tentar melhorar o meio ambiente e preservar.”
Para a secretária de Meio Ambiente, Mara Huyer, começar atitudes como essa por crianças é a melhor forma de obter resultados: ” Nós sabemos da importância do trabalho de vocês, e nós reconhecemos o quanto é importante a gente trabalhar na criança porque ela é fundamental para esse processo de educação, inclusive dos pais. Porque eles, muitas vezes, não tiveram a oportunidade que vocês estão tendo, de ter a consciência do quanto é importante preservar e trabalhar, diariamente, ações que vão garantir pra nós um mundo melhor.”
O prefeito Airton Artus, citado como idealizador da iniciativa, acredita que esse seja um fato histórico para o município. O chefe do executivo também acredita no papel das crianças dentro dessa atividade: “O que estamos pedindo não é nada demais, não precisam ficar ansiados, é devagarinho, vão começar olhar de outra forma a questão do ambiente, as vezes, quando verem alguma coisa errada, não precisa brigar com ninguém, nem em casa, a gente vai chamando a atenção. Já melhorou muito e melhorou muito através de vocês”, aponta.
[GALERIA_694]