Após problemas envolvendo a obra de revitalização da Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica, uma audiência pública vai discutir a situação da Praça Coronel Thomaz Pereira – a chamada Praça da Matriz. A comunidade é convidada a participar do encontro, marcado para a sexta-feira, 3, a partir das 13h30min, na sala de reuniões da prefeitura.
O objetivo, de acordo com a assessoria de comunicação do Município, é tornar pública e debater a necessidade de reforma e remodelação da praça, a qual possui irregularidades e danos na estrutura. Junto da Praça Henrique Bender, a Praça Coronel Thomaz Pereira foi contemplada por uma emenda parlamentar da deputada Maria do Rosário (PT) para um projeto de revitalização.
Anunciado no início de 2015, o recurso seria aplicado na estruturação de uma nova rede elétrica, construção de espaços de convivência e pavimentação com bloquetos de concreto, em ambas as praças. Apenas para a reforma da Praça da Matriz seriam destinados em torno de R$ 300 mil.
Entretanto, após atrasos e irregularidades na reforma da Praça Evangélica, passou-se a ventilar a possibilidade de alterações no projeto da Praça da Matriz. O próprio prefeito Giovane Wickert já confirmou à redação da Folha do Mate a chance de cancelamento da licitação e abertura de novo processo, já que a empresa contratada para as obras – C.P. da Silva, de Santa Cruz do Sul – é a mesma responsável pela revitalização da Praça Henrique Bender.
Durante a audiência pública na sexta-feira, a equipe da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão explanará sobre estudos já realizados e diretrizes do projeto. Normas técnicas, recursos disponíveis e a opinião popular nortearão o debate.
Moradores querem mais cuidado com o local
Enquanto a sombra da Praça Coronel Thomaz Pereira é vista como ponto positivo, a falta de manutenção do espaço é apontada pelos venâncio-airenses como principal problema, no local. Moradora do bairro Diettrich, a aposentada Luci Frey, 61 anos, defende que é preciso alguém que assuma, com responsabilidade, a conservação do ambiente.
“Gosto da praça, mas ela está muito mal cuidada. Precisaria mais flores, mais grama e mais cuidado”, considera. “é precisa alguém que cuide da praça para valer, com se fosse a sua casa.” Na opinião da sogra de Luci, Elisabeta Frey (82), antigamente, o local era mais bonito. “Sempre tinha flores”, lembra.
O motorista André Konzen compartilha a mesma opinião. “Anos atrás era mais bonito, tinha até peixes no chafariz. Hoje, a praça tem bastante sombra, mas poderia ser mais organizada e ter mais opções para as crianças”, acredita. Para ele, a revitalização do espaço será bem-vinda, desde que ajude a melhorar o local. “Se mudar para melhor, será bom.”
Pontos pendentes na praça, de acordo com a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
– Estruturas elétricas, hidráulicas e sanitárias em más condições;- Necessidade de manutenção no chafariz;- Sanitários sem acessibilidade, com estrutura em estado de degradação e com necessidade de reparos internos e externos;- Bancos com desgastes e rachaduras. Alguns, são da época da inauguração da praça.