Trabalhos da sessão legislativa, na terça-feira, 10, foram presididos pelo vereador Osmar Bick (Foto: Jaiê Puhl/AI Câmara)

Na sessão ordinária realizada nesta semana, a Câmara de Vereadores de Mato Leitão aprovou, por unanimidade, projeto de lei do Executivo que amplia de 20 para 30 horas semanais a carga horária da cirurgiã-dentista Sandra Graziela Gregory Lazzari, que atua na Unidade Básica de Saúde de Centro. A proposição estava baixada para análise das comissões desde o dia 20 de agosto.

O objetivo é ampliar o atendimento noturno, atualmente realizado somente nas segundas-feiras, das 18h às 20h30min, além de ampliar o atendimento na Unidade de Vila Santo Antônio.

A profissional atende pelo Programa Saúde Perto da Escola, da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Com a mudança na carga horária, também fica autorizada a remuneração proporcional à jornada de trabalho, passando para o valor de R$ 5.158,61.

O projeto recebeu uma emenda que incluiu o prazo, até 20 de dezembro, para a vigência da mudança. Na tribuna, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Osmar Renê Bick (PSDB) explicou que o projeto estava baixado para estudos e pediu que os parlamentares aprovassem a mudança devido ao número de pessoas que estão aguardando por atendimento. “Esperamos que [essa mudança] vá suprir a necessidade das pessoas que estão na fila aguardando atendimento”, destacou.

DEMANDA

Segundo o secretário municipal de Saúde, Arcênio Maldaner, a proposta com a ampliação da carga horária desta profissional é, principalmente, oferecer mais dias de atendimento noturno na unidade do Centro. Há cerca de um ano o atendimento à noite é oferecido. “São mais de 60 pessoas aguardando atendimento”, enumera.

Segundo Maldaner, a ideia é realizar um mutirão de atendimento até o fim do ano e a prioridade será dada aos moradores que trabalham durante o dia ou casos de urgência. Os novos dias de atendimento à noite ainda serão definidos.

Ele destaca que a demanda cresceu, também, a partir da oferta de um novo local de atendimento, o Gabinete Odontológico da UBS Santo Antônio, que foi reformado e os atendimentos reativados no começo de 2018. Além disso, também há um consultório odontológico que funciona junto à escola Santo Antônio de Pádua (SAP), para atendimento de alunos.

Ainda de acordo com Maldaner, o Município conta, atualmente, com três dentistas, sendo um concursado com carga horária de 40 horas semanais e dois contratos, um de 20 horas e o segundo que passa a ser de 30 horas, atendendo a aprovação do projeto apreciado nesta semana, na Câmara.

Segundo a Prefeitura de Mato Leitão, somente de janeiro a junho de 2019 foram realizados 149 atendimentos e 281 procedimentos do horário noturno (UBS Centro).

TRIBUNA 

Os vereadores Isabel Machry e Osmar Bick, ambos do PSDB, ocuparam a tribuna da Câmara para destacar e parabenizar o empresário Rogério Gottems pelo lançamento do novo showroom da empresa Móveis Gottems. A inauguração ocorreu no domingo, 8. As saudações foram estendidas, também, à família e à equipe. Bick salientou a importância das empresas do município terem o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e por divulgarem o nome de Mato Leitão para todo o Brasil.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome