Equipe da saúde mental de Mato Leitão confeccionou murais informativos para serem expostos nas duas ESFs do município (Foto: Divulgação)

Setembro é conhecido como mês de prevenção ao suicídio. Por isso, anualmente, se desenvolve a campanha Setembro Amarelo, que busca alertar e conscientizar sobre esse tema. Em Mato Leitão, as equipes das secretariais de Saúde, Educação e Assistência Social estão promovendo ações especiais alusivas à data. Segundo a psicóloga do serviço de saúde mental, Solange Adams Simon, neste ano o foco da programação são os adolescentes.

Por esse motivo, no dia 30, uma segunda-feira, ocorre no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde o ‘Dia D dos Adolescentes’. O evento reunirá alunos de 6º ao 9º anos da Emef Santo Antônio de Pádua e do Colégio Poncho Verde. A atividade ocorrerá em dois horários: às 10h e às 13h.

De acordo com a psicóloga, durante a atividade haverá um momento de reflexão com a apresentação da peça Valorizando a Vida, encenada por alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), de Venâncio Aires. Durante a programação ainda será disponibilizado um espaço para sensibilização e integração dos adolescentes através da apresentação musical de Luis Cliserio Cabral, popularmente conhecido como Pitera.

FÔLDER

Integrando a programação do Setembro Amarelo de Mato Leitão, no início de agosto as agentes comunitárias de saúde participaram de uma capacitação, onde tiveram a oportunidade de assistir e discutir sobre o documentário Not Alone. Já no início deste mês, elas voltaram a se reunir para debater os fatores de risco e de prevenção ao suicídio.

Como forma de conscientizar e alertar a população sobre o tema, a equipe da saúde mental da Cidade das Orquídeas elaborou um fôlder para ser distribuído nas residências durante as visitas das agentes comunitárias de saúde e confeccionou murais informativos que estão expostos nas Estratégias Saúde da Família I e II. As atividades são promovidas pelo Programa de Prevenção à Violência, equipe de saúde mental e secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

OUTRAS ATIVIDADES 

• No dia 11, profissionais da equipe de saúde mental do município participaram do Seminário Regional de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. A atividade promovida pela 13ª Coordenadoria de Saúde ocorreu em Santa Cruz do Sul.

• No dia 27, os profissionais da saúde de Mato Leitão participarão do I Seminário Municipal de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. O evento é uma promoção do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires e ocorre na Câmara de Vereadores da Capital Nacional do Chimarrão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome