Obra teve investimento de R$ 10,5 milhões e beneficia 10 mil clientes diretamente (Foto: Matheus Alves/AI RGE)

A RGE finalizou no último mês mais uma importante obra no Vale do Rio Pardo: a Subestação (SE) Passo do Sobrado. Com um aporte de R$ 10,5 milhões, a obra beneficia diretamente 10 mil clientes de Passo do Sobrado e Santa Cruz do Sul.

O empreendimento é composto por três novos alimentadores e um transformador de 6,25 MVA (mega volt ampère), incluindo a construção e reforço de aproximadamente 16 quilômetros de rede de distribuição e substituição de mais de 100 postes de madeira por concreto ou fibra. A obra faz parte do Plano de Flexibilização de Atendimento a Localidades, garantindo uma nova fonte de atendimento ao município de Passo do Sobrado.

A subestação é uma das maiores construções que uma distribuidora de energia pode fazer. É nela que a energia chega, vinda das linhas de distribuição de alta tensão (LD), e onde os níveis de tensão da energia são regulados, reduzindo-os e enviando para as redes do sistema de distribuição em média tensão (SDMT) e, mais adiante, chegando aos clientes na baixa tensão.


“A região do Vale do Rio Pardo está em constante crescimento e esta obra vem justamente atender esse crescimento na demanda de energia.”

CRISTIANO GUEDES DA SILVA – Consultor de Negócios da RGE


O gerente de Engenharia da RGE, Roberto Pressi, ressalta a importância do investimento para a região. “Este é um empreendimento que se faz necessário pelo aumento projetado da demanda da região num médio e longo prazos. Com esta nova subestação e todo o complexo que gira em torno dela, incluindo os alimentadores, estamos dando maior robustez ao sistema de distribuição de energia para essas duas cidades”, destaca.

Para o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva, a obra é um reflexo do compromisso da empresa com a prestação de serviço. “Com a construção dessa nova subestação, a RGE reafirma seu compromisso de distribuir energia elétrica, suprindo as necessidades de cada região”, pontua.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome