Eleitos representantes de Venâncio na Conferência Estadual do Idoso

-

Realizada na sexta-feira, 15, a I Conferência Municipal do Idoso contou com a presença de 167 pessoas no evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Durante o evento, foram eleitos os delegados que devem representar o município na Conferência Estadual do Idoso. O encontro estadual deste ano deve ser realizado nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho.

Foi eleito um delegado e um suplente para quatro entidades representativas: Conselho do Idoso, Governamental, Sociedade Civil e Idosos. Representam o Conselho Municipal do Idoso: titular Bárbara Lúcia Hickmann e suplente Núbia Raquel Fengler; Governamental: Aline Casado Minho e Adriana Rosa Machado; Sociedade Civil: Aneline Decker e Deise Graziela Kern; Idosos: Eldo Stertz e Maria Leni Kreling.

Segundo a presidente do Conselho do Idoso, Bárbara Hickmann, durante o evento foram eleitas prioridades que serão apresentadas aos gestores e fiscalizadas pelo Conselho Municipal do Idoso. “Dentro de dois anos temos nova conferência para avaliar o que foi feito e o que precisamos melhorar ou fazer diferente”, explica.

Bárbara destaca que na Conferência Estadual – onde os delegados participam para representar Venâncio Aires – serão eleitas as prioridades para nível federal, levando em consideração as demandas de todos os municípios participantes.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoMais de 160 pessoas participaram do evento na sexta-feira, na Câmara de Vereadores
Mais de 160 pessoas participaram do evento na sexta-feira, na Câmara de Vereadores

DeliberaçõesAs prioridades do município foram divididas em quatro eixos. Para cada um deles foi possível eleger até duas deliberações a nível municipal, uma em nível estadual e uma nacional.

Eixo 1 – “Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.” Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Municipal:Saúde: “Que seja revisto o envio de mensagens sobre agendamento de consulta de exames, se busque um olhar diferenciado para o idoso nos atendimentos, observação da letra legível nas receitas médicas, que se crie grupos de orientação para as famílias sobre cuidados ao idoso.”

Assistência Social: “Criação do Centro dia voltado aos idosos com direitos violados, mas também SCFV para o idoso como espaço de integração.”

Estadual: Saúde: “O repasse dos recursos ocorra de forma correta e regular e com valores coerentes.”

União:Previdência: Não perder os direitos já conquistados, não reduzir benefícios (aposentadoria, BPC e pensões)

 

Eixo 2 -Educação: assegurando direitos e emancipação humana

Municipal: Maior divulgação e conscientização com relação a alfabetização de idosos (EJA) e curso de informática

Estadual: Políticas públicas que visem a abordagem de temas relacionados aos idosos no currículo escolar desde a educação infantil.

 

Eixo 3 – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Municipal: Qualificar os grupos de idosos com profissionais capacitados a fim de disseminar informações ligadas à atenção ao idoso em todos os âmbitos.

Estadual: Elaboração de folders para divulgação dos direitos e deveres dos idosos.

União: Criação de leis e mecanismos que impeçam ou protejam o idoso da lei financeira, evitando empréstimos abusivos ou sem total entendimento do idoso.

 

Eixo 4 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas

Municipal: Fomentar financeiramente os grupos de idosos por meio de programas ou projetos vinculados ao Conselho Municipal do Idoso.

Estadual: Garantir grupos descentralizados de qualificação bem como formação continuada para os conselheiros.

União: Garantir repasse de dinheiro para os grupos descentralizados de qualificação dos conselheiros.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido