A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Venâncio Aires colocou em prática esta semana o ditado muito falado no meio artístico: ‘o artista vai onde o povo está’. Pois foi isso que começou a ser concretizado nas Emefs do interior do município. Numa parceria com o ator e diretor Sérgio Rosa, a SME começou concretizar o projeto sociocultural “Leitura Em Cena, a Arte da Leitura no Interior de Venâncio Aires”. O projeto visa a levar de forma gratuita e voluntária a peça de teatro ‘Papelito, em busca da boa leitura’ para escolas municipais da zona rural de Venâncio Aires.
Na última quarta e quinta-feira a apresentação foi realizada em cinco escolas do interior e cerca de 200 alunos assistiram as cinco apresentações. O maior público foi na EMEF Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim, com cerca de 150 alunos e professores na plateia. As outras quatro escolas são multisseriadas como são os casos da 1º de Maio, na comunidade de Linha Santos Filho, Professor Adolfo, de Linha Sexto Regimento, São Pedro, de Linha Antão e Escola Santa Catarina, de Linha Marechal Floriano.
O diretor da Emef 1º de Maio, Jone Fernando Richter, disse que há 11 anos trabalha na escola e a novidade certamente agradou os alunos. “Esta arte ainda não tinha vindo para cá. Mesmo que a apresentação tenha durado pouco tempo, valeu muito mais que um dia de aula”, avaliou. Márcia dos Santos, diretora da EMEF São Pedro, disse que a escola já faz trabalhos voltados à leitura, “onde cada aluno que sabe ler adota dois colegas que ainda não sabem e lê para eles. E o teatro fala de leitura e é importante para reforçar e conscientizar as crianças”, destaca a diretora.
Para o ator de teatro Sérgio Rosa, que há 20 anos trabalha com esquetes e peças, estes dias foram muito especiais. “Não é a quantidade de espectadores que estava em jogo e sim a qualidade. Esse público é muito especial pela sua realidade. Quantas dessas crianças iriam chegar a sua vida adulta sem nunca terem assistido a uma peça teatral”, questiona.
Conforme agenda da Secretaria de Educação, as próximas escolas a receber a peça Papelito no interior serão a General Osório, Reynaldo Hugo Döring, Cristino Goulart da Silva e Nossa Senhora de Fátima. As apresentações serão no dia 29 de agosto, nos turnos da manhã e tarde.