As crianças com idades entre 6 e 10 anos, que participarem da promoção Dia do Estudante Pé da Letra, vão concorrer no dia 30 de agosto, a duas mochilas recheadas de prêmios: uma para menina e outra para menino. Dentro da mochila haverá livros da Gráfica Cometa, jogos, materiais escolares e um vale para usufruir, uma tarde, de um dos brinquedos da Onça Pintada.Para participar da promoção deverá ser preenchido o cupom editado todas às quartas-feiras, na página Pé da letra, da Folha do Mate. é preciso colocar os dados de identificação, endereço e fazer um desenho relacionado ao tema “Quando eu crescer, meu sonho é ser…” Os cupons devem ser recortados e entregues na urna, na recepção da Folha do Mate até o dia 28 deste mês. Cada criança pode participar com quantos cupons quiser.Os dois desenhos sorteados vão ganhar como prêmio as mochilas recheadas e terão o desenho publicado no jornal. A entrega da premiação aos ganhadores será no dia 4 de setembro, com exposição do desenho e entrega da premiação na Feira do Livro.
Cônego e GasparPara divulgar a promoção, a Folha do Mate definiu por abranger as cinco escolas que hoje, já estão integradas ao jornal com o projeto Folheando: Gaspar, Cônego, Bom Jesus, Oliveira e Monte das Tabocas. O objetivo é de divulgar a promoção para os alunos das turmas do 3º ano ou 3ª série do Ensino Fundamental e estimular a utilização da página como ferramenta da prática pedagógica na sala de aula.Duas escolas já receberam as ações. Na escola Cônego Albino Juchem, a turma do 3º ano da manhã recebeu a responsável pelo projeto, dialogou sobre a leitura, o que mais lhes chama atenção ao lerem o jornal, e a importância deste veículo de comunicação. Os 25 alunos participaram da atividade, que teve o acompanhamento da professora Eliane da Luz.Os alunos realizaram as atividades do Pé da Letra e desenharam o que desejam ser, profissionalmente, na idade adulta. Todos os cupons foram reunidos com os demais, na urna instalada na recepção da Folha do Mate.No Gaspar, além das ações do Pé da Letra, a proprietária da empresa apoiadora da promoção, Carin Kochhann fez o sorteio, entre os participantes da turma do 3º ano, acompanhados da professora Daiane Konzen, do vale para a tarde em um dos brinquedos da Onça Pintada. O ganhador de uma tarde com o brinquedo ‘Basquete eletrônicoÂ’ foi o aluno Victor Gabriel Kercher. Carin destaca que a empresa vai oferecer cinco vales para serem sorteados, um em cada escola, entre os alunos das turmas de 3ºs anos envolvidas com a proposta.Na próxima semana, o Pé da Letra vai estar com as turmas do 3º ano do ensino fundamental nas escolas Oliveira, dia 19; Bom Jesus, dia 22; e Monte das Tabocas no dia 28.
SonhoEles têm entre 8 e 9 anos de idade. Alguns enfáticos e certos daquilo que querem ser na idade adulta. Quando questionados sobre as profissões que pretendem seguir, os alunos das escolas Cônego e Gaspar, que estão no 3º ano do ensino fundamental, são firmes e tratam o assunto com seriedade. As opções são as mais variadas e os sonhos então, diferentes. Os meninos, em sua maioria, sonham em ser jogadores de futebol. Durante o diálogo saíram várias ideias e sonhos de seguir carreiras como engenheiros, médicos, modelos, professoras e outras.A estudante da escola Cônego, Laura Vitória Regert quer ser estilista. Quando questionada sobre o que faz uma estilista ela está com a resposta pronta e certa.No 3º ano do Gaspar, Sofia Sulzbacher, que tem a mãe pedagoga e o pai médico, diz que não pretende seguir pelos caminhos profissionais dos pais. Ela sonha em ser cabeleireira. O colega de Sofia, o Paulo Borgmann, quer seguir a carreira de cozinheiro.Ao final do projeto, o Pé da Letra vai despertar o sonho em 185 crianças, que ainda precisam estudar muito até a idade adulta e a definição de uma profissão.