A solidariedade está no colchão, no travesseiro e no cobertor disponibilizados para que dezenas de famílias que tiveram que sair de casa por conta da enchente possam dormir de forma confortável. Está nas peças de roupa e nas cinco refeições servidas, diariamente, nos três abrigos organizados pela Prefeitura de Venâncio Aires: no ginásio de Linha Mangueirão, na sede da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Estância Nova, e no ginásio da Sercsate, no bairro Santa Tecla. Mas também está em pequenos detalhes e ações que têm levado um pouco de poesia e alento em meio a uma situação de tristeza, incredulidade e incerteza sobre o futuro.

“Aqui é muito bom”, afirmou Rosa Maria Rodrigues Lopes, 73 anos, em meio a um sorriso largo, ao se referir ao abrigo em Vila Estância Nova, onde chegou na sexta-feira da semana passada, dia 3. Assim como a moradora de Picada Nova, os agricultores aposentados Doraci Catarina Gonçalves, 62, e Sílvio Gonçalves, 72, foram abrigados no salão comunitário, enquanto aguardavam a possibilidade de retornar para verificar como ficou a residência, em Travessão Mariante.
Acostumada a estar sempre na lida, dona Doraci estranhou passar tantos dias sem lavar a roupa e fazer o serviço de casa. Os dias ‘compridos’, entretanto, eram aliviados com a conversa com os ‘vizinhos’ e atividades culturais.

“Temos o apoio de muitos voluntários e de clubes de serviço, e a cada dia buscamos realizar alguma atividade para que as pessoas se sintam acolhidas e que alivie este momento”, explicou Liliane Pereira Wagner. Coordenadora da Sala do Empreendedor, ela se dedicou nos últimos dias ao trabalho no abrigo, assim como outros servidores do Município.
Entre as ações realizadas ao longo da semana nos abrigos estiveram apresentação musical e de danças gauchescas, com o CTG Erva Mate, corte de cabelo gratuito e presença das soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), rainha Marina Severo Jantsch e princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila, e do mascote Venancito.
Na Sercsate, o Rotaract Clube promoveu sessões de cinema, em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que cedeu os equipamentos. “A receptividade foi extremamente positiva e há planos de repetir a experiência. Todos estão colaborando e juntos conseguimos tornar esse momento de reconstrução mais leve”, afirma o diretor do campus, Geovane Griesang.
Foco nas crianças
- Diversas ações também têm sido realizadas por voluntários com as crianças que estão nos abrigos. São gincanas, pintura de rosto, momentos de dança, brincadeiras com balões, atividades de colorir, que buscam promover momentos de recreação para as crianças, além de relacionar ao ambiente escolar, do qual elas estão afastadas.
- Na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, uma brinquedoteca foi criada. “Com isso também buscamos trabalhar o espírito de coletividade, pois as crianças escolhem o brinquedo e depois devolvem para que outras possam utilizar”, ressalta Liliane Wagner.