O médico e jornalista Ivan Seibel vai publicar seu 14º livro. A obra ‘A história do povo pomerano’ fala sobre a cultura, costumes, religiosidade e a luta para formação de gerações em todo o mundo, por parte da população milenar dos pomeranos. Ainda não há data definida para lançamento, mas o livro está concluído.
A organização é de Ivan Seibel, com a colaboração de descendentes pomeranos, e conta a história de antigos imigrantes que chegaram no Brasil há mais de 150 anos. “Temos que conhecer o nosso passado para podermos planejar melhor o nosso futuro”, diz. Revisão, edição, capa e contracapa foram feitas pelo jornalista Rui Borgmann.
Segundo o autor, o livro não estará à venda, mas será distribuído para pessoas, escolas, bibliotecas, universidades e, principalmente, pesquisadores envolvidos com o assunto e pessoas que divulgam as culturas germânica e pomerana. Cerca de 30 unidades serão repassadas para a Biblioteca Pública Caá Yari, que poderá doar para escolas e outros locais que priorizam a cultura e as etnias.
O livro tem 548 páginas e será publicado pela editora venâncio-airense Traço. Além disso, a obra foi apoiada pela Lei Paulo Gustavo, com R$ 10 mil, que custeou a revisão e publicação de aproximadamente 70 exemplares. “Este é o motivo pelo qual os livros serão doados sem custo, pois o objetivo é difundir o conhecimento”, explica Seibel. O custo das demais unidades foi em parte coberto por um amigo do escritor, morador de Santa Catarina, que doou R$ 15 mil, e o restante foi pago pelo autor. Ao todo, foram feitos cerca de 500 exemplares, que já estão todos comprometidos com doações.
Seibel escreve há muitos anos e, segundo ele, isso faz parte do processo de transformação das ideias e informações em materiais de leitura para as pessoas. O processo de organização deste livro reuniu materiais escritos ao longo dos últimos 10 anos, em grande parte artigos que publicou na Folha Pomerana. Do total de materiais do livro, 90 artigos são de autoria de Seibel e cerca de 80 são de outros autores, que foram selecionados, traduzidos, compilados e transformados em obra literária e gráfica.
“Cada vez que nasce um filho, me sinto realizado. Este já é o meu 14º filho literário. É uma contribuição para a literatura, no sentido de reunir informações para publicações.”
IVAN SEIBEL
Médico, jornalista e escritor
- Ivan Seibel adianta que está próximo de finalizar mais um livro, que está na fase de polimentos dos textos, e outro está programado para iniciar a organização em janeiro.
O autor
- Ivan Seibel nasceu em 1º de agosto de 1947, em uma pequena propriedade no município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. É filho de Lourenço Seibel e Alvina Seibel, ambos de famílias de imigrantes europeus. Foi alfabetizado em casa pelo pai e, aos 13 anos, passou a frequentar um internato na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde, após o Ensino Fundamental, concluiu curso clássico do Colégio Sinodal.
- Após se graduar em Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, cursou e concluiu a pós-graduação em Urologia. Depois, vieram a pós-graduação em Gestão Cooperativa, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o mestrado e o doutorado em Clínica Médica e Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), além do pós-doutorado em História pela EST de São Leopoldo.
- Em 1980, depois da conclusão da especialização médica na Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, começou a divulgar seus primeiros artigos em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Foi professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) durante oito anos.
- Em suas obras, aborda temas como medicina, cooperativismo, imigração alemã e pomerana, história contemporânea e história da igreja. Desde 2000, como jornalista, publica regularmente matérias em jornais e revistas. Há mais de dez anos dirige o jornal bilíngue on-line Folha Pomerana Express e, há mais de três décadas, escreve uma coluna semanal na Folha do Mate.