Foto: Divulgação

Atualmente, a importância de aprender uma segunda língua é indiscutível e imprescindível para a sobrevivência no disputado mercado de trabalho. Entender, falar e escrever bem o italiano é uma vantagem não só para o currículo, como também para quem planeja visitar a Europa em um futuro próximo.

Como muitas famílias brasileiras são descendentes diretas de italianos que vieram para o país fugidos da Segunda Guerra, existe um fator de proximidade com a Itália. Assim, a questão de criar laços com o país de origem pode ser vista como mais um incentivo para aprender a falar italiano.

Apesar da vontade, muita gente enfrenta dois impedimentos: tempo e dinheiro. Para amenizar essas dificuldades, é possível pensar em aplicativos e sites que podem ser úteis para quem deseja aprender italiano online.

Aplicativo ou site?

Buscar o aprendizado de uma nova língua pela internet pode ser a solução para os problemas como a falta de tempo e de dinheiro. Por conta das aulas em vídeo e do menor gasto com infraestrutura, cursos à distância tendem a ser mais baratos do que os presenciais.

Além disso, também existem boas opções de aplicativos gratuitas para se treinar o italiano. As duas opções são igualmente válidas e podem se complementar na hora dos estudos.

Superprof

O site Superprof é uma plataforma online que reúne professores fluentes em diversas línguas. Assim, cada pessoa escolhe com quem quer ter aula e sobre qual matéria. Por lá, é possível encontrar professores particulares de italiano disponíveis nos mais diversos horários e valores.

Dire, Fare, Partire

O Dire, Fare, Partire nada mais é do que um curso online de italiano elaborado e disponibilizado pela Universidade de São Paulo, uma das mais importantes instituições de ensino superior do mundo.

Nesse curso é disponibilizado gratuitamente documentos PDFs e aulas para quem tem interesse em aprender italiano desde o básico.

Mosalingua

O Mosalingua, por sua vez, é um aplicativo e pode ser baixado gratuitamente em versão demo, mas, a versão completa também está disponível mediante pagamento.

O método de aprendizado utilizado pelo aplicativo se baseia em manter o aluno motivado e focado nos estudos – tudo isso através do método de repetição espaçada.
Visitando a Itália
A Europa é um destino comum a muitos brasileiros. Entretanto, a partir de 2021 será necessária uma autorização de viagem para entrar no continente.

No ano de 2018, o Parlamento Europeu aprovou esse novo sistema que passa a cobrar uma autorização prévia a turistas de 60 países que não precisam apresentar visto na imigração de países membros da União Europeia.

Isso significa que, antes de embarcar, os viajantes deverão preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais, informações do documento de viagem e por qual país entrará no bloco. Essa autorização terá validade de três anos e custará o valor de três euros.

Como a Itália participa do bloco, essa autorização também será válida para entrada no país.

Coliseu

O Coliseu e um dos símbolos da Itália. Localizado no centro da cidade de Roma, o anfiteatro oval foi construído a base de concreto e areia em, aproximadamente, 70 D.C. é o maior do mundo desse tipo de construção. Pode ser visitado diariamente das 8:30 às 19:00.

Santa Maria del Fiore

A catedral de Santa Maria del Fiore é conhecida mais como Duomo de Florença. Localizada na praça de mesmo nome, no ano de 1971 ganhou a posição de quinta maior igreja da Europa que mantém até hoje. O seu interior impressiona pela grandiosidade e explosão de detalhes perfeitamente pintados à mão no teto e nas paredes.

Torre de Pisa

A Torre Inclinada de Pisa, situada em Pisa, é um campanário da catedral da cidade. O que mais atrai os visitantes é a sua inclinação não intencional.

Logo após o início das obras em 1173, a torre começou a ficar torta devido a uma fundação mal feita e um solo mal consolidado, o que resultou em uma fundação com assentamentos desiguais.

A Itália é um país rico em cultura e história, que vale a pena ser conhecido e visitado por turistas do mundo todo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome